Ribeirão Preto: Parques da região celebram Semana do Meio Ambiente

Ação busca incentivar visitação e divulgar importância da preservação ambiental; acesso gratuito ocorrerá em 8 e 9 de junho

sáb, 01/06/2019 - 18h06 | Do Portal do Governo

Por meio da Fundação Florestal, a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado liberará a entrada, durante os dias 8 e 9 de junho, em todas as Unidades de Conservação da região de Ribeirão Preto, em comemoração da “Semana Nosso Ambiente”. A lista dos parques pode ser acessada pela internet.

A iniciativa tem o objetivo de incentivar a ocupação dos espaços para que mais visitantes conheçam as áreas protegidas, compartilhem suas experiências e, com isso, contribuam para a preservação dos locais.

Na região de Ribeirão Preto, os visitantes poderão conhecer os parques estaduais Vassununga, Porto Ferreira, Furnas do Bom Jesus e Águas da Prata. Os frequentadores também poderão conferir a programação especial criada pela Estação Ecológica de Ribeirão Preto.

Preservação

O calendário ambiental registra o 5 de junho como o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data, escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, visa a chamar a atenção sobre a importância da preservação dos recursos naturais para a manutenção da vida no planeta Terra.

Anualmente, a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, com a Fundação Florestal, promove extensa programação voltada para a educação ambiental em dezenas de Unidades de Conservação espalhadas por todo o Estado.

Durante uma semana, estão programados palestras, oficinas, passeios ciclísticos, trilhas, exposições e muitas outras atividades voltadas tanto para grupos escolares como para o público em geral.

Biodiversidade

No Estado de São Paulo, há mais de 150 áreas protegidas, divididas em Parques Estaduais, Áreas de Proteção Ambiental, Estações Ecológicas, Monumentos Naturais, Florestas Estaduais, além de Parques Urbanos.

Os parques estaduais de São Paulo são guardiões da rica biodiversidade existente nos dois grandes biomas paulistas: a Mata Atlântica e o Cerrado. Eles são cuidados e preservados pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, por meio da Fundação Florestal e do Instituto Florestal.

No Guia de Áreas Protegidas do Estado de São Paulo, é possível conferir as informações sobre todas as unidades de conservação.