Ribeirão Preto ganha Centro de Medicina Genômica

Centro contará com novas tecnologias de genômica e de bioinformática aplicadas a testes genéticos

qua, 05/09/2012 - 18h45 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP realiza nesta quinta-feira, 6, o lançamento de seu Centro de Medicina Genômica. Trata-se de um novo serviço, que será colocado à disposição dos pacientes atendidos pelo HCFMRP, por meio do qual as novas tecnologias de genômica e de bioinformática serão aplicadas a testes genéticos.

De acordo com o professor Wilson Araújo da Silva Júnior, do Departamento de Genética da FMRP e um dos responsáveis pelo serviço, o Centro se ocupará da gestão dos testes genéticos no HCFMRP e disponibilizará equipamentos e tecnologia para o desenvolvimento de pesquisas com base na análise de genoma, oferecendo suporte aos docentes e pesquisadores. “A unidade também será espaço para treinamento em biologia molecular, tanto para técnicos, estudantes e médicos residentes do HCFMRP”, adianta o docente.

Inicialmente, o serviço atenderá os pacientes que estão sendo atendidos no HCFMRP, utilizando equipamentos e estrutura dos laboratórios dos próprios docentes da FMRP cadastrados no CMG. Toda solicitação de teste genético entrará via Centro, que os distribuirá aos grupos responsáveis pela execução dos testes. “Temos capacidade científica e infraestrutura para desenvolver pesquisa e oferecer o diagnóstico de todos os casos, inclusive os de doenças raras”, garante Silva Júnior.

Qualquer doença de base genética pode ser diagnosticada pelo CMG. O câncer é uma delas e o professor assegura que os pacientes acometidos pela doença vão ser os mais beneficiados, pois é a área que possui mais respostas personalizadas aos tratamentos. “Conhecer o perfil genético do paciente ajuda no diagnóstico e auxilia na terapia.”

Os equipamentos servem ainda para o sequenciamento do genoma humano, mas por enquanto essas informações serão usadas somente em pesquisas.

Do Portal do Governo do Estado