Ribeirão Preto e Itaquera disputam a final da Copa Casa

Jogo acontece domingo, 30, às 13 horas, no Estádio do Morumbi, zona sul da Capital

qui, 27/03/2008 - 9h39 | Do Portal do Governo

As unidades de Ribeirão Preto e Itaquera farão a final da Copa Casa de Futebol deste ano. O jogo será disputado no domingo (30 de março), às 13 horas, no Estádio do Morumbi, na preliminar do jogo entre Corinthians e Marília, pelo Campeonato Paulista.

Assim, chega ao final uma competição que começou em janeiro e reuniu equipes de 50 unidades da Fundação espalhadas pelo Estado e aproximadamente 800 jovens internos que cumprem medidas socioeducativas. O campeonato é fruto de parceria entre a Fundação Casa e a Federação Paulista de Futebol.

O time de Itaquera se classificou ao golear o da unidade de Pirituba

por 6 a 1, no sábado (15 de março), na preliminar do jogo entre Corinthians e Juventus, pelo Paulistão 2008. Já o Ribeirão Preto, representando o interior do Estado, venceu em sua cidade, no Estádio Santa Cruz, a equipe de Bauru por 3 a 2, pouco antes de o Palmeiras golear o São Paulo por 4 a 1, no domingo, dia 16.

A disputa pelo terceiro lugar ocorreu no domingo, dia 23 de março, entre as unidades do internato Pirituba e a de Bauru. O time da capital venceu por 4 a 1, em jogo no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, na preliminar de São Paulo 1 x 0 Guarani. 

Os técnicos do Ribeirão e do Bauru marcaram testes para os jovens craques da Casa em times da região. No dia 7 de março, o Ribeirão jogou amistoso com o Sub-17 do Sertãozinho, clube da primeira divisão paulista. Do Bauru, dois jogadores passam por avaliação numa equipe de Agudos.  

Nova seleção – Assim que terminar a competição será montada uma seleção com os melhores da Copa Casa para disputar um amistoso com o time base de um grande clube da capital. Os jogadores serão selecionados pelo supervisor de esportes da fundação, o ex-lateral Zé Maria, que disputou as copas de 1970 e 1974 e vestiu a camisa do Corinthians por muitos anos.     

Para disputar a Copa, é necessário que o jovem interno tenha histórico de disciplina na Fundação. É preciso também que abandone hábitos nocivos à saúde, como o tabagismo, e ainda se dedique ao preparo físico e técnico nos treinamentos.

Na primeira edição, disputada em 2005, o campeão foi o time Casa do Atleta, do extinto Complexo do Tatuapé, na capital. No ano seguinte, o título ficou na unidade de Araraquara. No ano passado, o campeão foi o time da cidade de Lins. 

Otávio Nunes

Da Agência Imprensa Oficial