Ribeirão Preto é campeão do II Torneio de Vôlei da Fundação CASA

O torneio reuniu em dois meses 40 times, num total de 500 participantes

qui, 28/06/2007 - 19h30 | Do Portal do Governo

Quatro equipes participaram nesta quarta-feira, 27, no Ginásio do Pacaembu, capital, da semifinal e final do 2º Campeonato Estadual de Vôlei da Fundação Casa. O torneio reuniu, em dois meses de competição, 40 times, num total de 500 participantes.

A equipe vencedora foi a Unidade Rio Pardo (Ribeirão Preto). As Unidades Rio Novo (Iaras) e Itaquera ficaram, respectivamente, com o segundo e terceiro lugares. Os jovens do Internato Encosta Norte (capital) receberam o título de os mais disciplinados do campeonato.

As semifinais começaram pela manhã, com duas partidas. No total, cerca de 50 adolescentes participaram dessa etapa. A equipe de Iaras jogou com a de Itaquera e, a seguir, a de Ribeirão Preto com o Internato Encosta Norte (capital).

À tarde, as equipes vencedoras e perdedoras se enfrentaram. No jogo final, a equipe de Rio Pardo venceu o primeiro set por 25 a 11. A vitória no set seguinte foi do time de Iaras, por 25 a 21. No último e decisivo set, a Unidade de Ribeirão Preto marcou 15 a 6, tornando-se campeã.

O número de participantes neste ano é quase o dobro dos 280 da versão anterior, realizada em 2005. O torneio é promovido pela Gerência de Educação Física e Esporte da Fundação Casa.

“O esporte tem sido muito importante no processo de educação dos nossos jovens”, diz Berenice Giannella, presidente da Casa. “Por meio do vôlei e de outras modalidades, os adolescentes aprendem a importância da disciplina e do trabalho em equipe.”

O evento contou com a participação do ex-jogador da Seleção Brasileira de Vôlei Domingos Maracanã, ganhador da medalha de prata na Olimpíada de Los Angeles, em 1984. O esporte, segundo ele, é uma ferramenta a mais para recuperar e minimizar os problemas dos jovens que cometeram alguns delitos. “Entre outros benefícios, aumenta a auto-estima, educa, disciplina e auxilia na convivência em grupo”,conclui