Revitalizado, Capivari dá boas-vindas aos turistas em Campos do Jordão

Estrada de Ferro Campos do Jordão restaurou um dos lugares mais freqüentados pelos turistas na cidade

dom, 20/07/2008 - 10h43 | Do Portal do Governo

Os mesmos visitantes que lotam as areias do litoral no verão em busca de animação e badalação, no inverno sobem a Serra da Mantiqueira atrás do mesmo objetivo. E o destino não podia ser diferente: a estância hidromineral de Campos do Jordão.

Entre os vários atrativos, a cidade é invadida pelos melhores músicos do País de olho no tradicional Festival Internacional de Inverno, ponto de encontro da música erudita. Nesta época do ano, Campos se transforma numa festa. Com cerca de 50 mil habitantes, na alta temporada de inverno a cidade é invadida por meio milhão de visitantes, que sobem a serra para visitar shoppings, restaurantes, cafés e muitas baladas.

Para receber bem o turista, a Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ) da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Turismo restaurou todo o Parque do Capivari – um dos lugares mais freqüentados pelos visitantes. Além do projeto de paisagismo implantado, a novidade fica por conta da revitalização da antiga estação da Estrada de Ferro e da inclusão da acessibilidade no Parque.

Mantendo a identidade original, foram construídas duas rampas: uma dá acesso ao Parque pela Rua Diogo de Carvalho, no centro de Capivari. E a outra permite a entrada para a antiga estação – local de exposição de obras de artistas plásticos regionais, como Ditinho Joana, Sidnei Costa, Ricardo Valise, Neila Cardoso, Marcela Oliver, Fátima Gomes, Christina Lehrman Cesar e Andreia Rodrigues. As obras de infra-estrutura permitiram oferecer melhor atendimento aos turistas, que chegaram a 110 mil de janeiro a junho deste ano.

Os trabalhos de revitalização não param por aí. O diretor da EFCJ ressalta: “No próximo ano, vamos trabalhar ainda pela reativação da antiga Estação Ferroviária, pois já trouxemos os trilhos novamente à estação além de criar o Memorial da EFCJ que contará, por intermédio de exposições, os quase 100 anos de sua história”.

Da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo

(I.P.)