Revista Nossa América chega à edição 35

Lançamento acontecerá nesta sexta-feira, 9, na Livraria da Vila

ter, 06/10/2009 - 19h00 | Do Portal do Governo

A Fundação Memorial da América Latina e a Imprensa Oficial lançam nesta sexta-feira, 9, a edição número 35 da revista Nossa América. O lançamento acontecerá na Livraria da Vila, a partir das 18 horas, e contará com uma palestra de Benedito Braga, que irá falar sobre “Mar de água doce: riqueza contemplada”. 

Ele é autor de um dos artigos da revista que trata a necessidade de racionalidade e planejamento no compartilhamento de bacias hidrográficas. Braga defende a cooperação entre países e cita como exemplo a hidrelétrica de Itaipu, a maior do mundo em geração de energia. 

A edição traz ainda um texto do cientista político Celso de Souza Machado que faz uma reflexão de governos pró-capitalismo em países socialistas e governos de esquerda em países capitalistas. 

As constituições dos países da América Latina é outro tema destacado pela publicação. O jurista Ives Gandra Martins faz um contraponto entre algumas das que vigoram em países da região, para concluir que a brasileira se mostra a mais ajustada aos princípios democráticos, simplesmente por conferir equilíbrio de poderes a Executivo, Legislativo e Judiciário.  

O artista plástico Rubem Grilo é o homenageado desta edição. Ele é autor de uma personagem que se tornou ícone de uma das coleções de publicações da fundação. Outro destaque é o fotógrafo curitibano Orlando Azevedo, que percorreu o país para registrar suas múltiplas faces. Esse trabalho resultou num ensaio sobre personagens da região SuI do País que, longe das metrópoles, conservam hábitos e costumes trazidos de muito longe, como Ucrânia e Polônia. 

A publicação 

Lançada em 1989, a revista Nossa América tem tiragem de 3 mil exemplares e é distribuída em bibliotecas públicas e universidades da América Latina e Espanha. É vendida no Memorial da América Latina e nas bancas da avenida Paulista. Há dois anos, a publicação passou a ter periodicidade trimestral. 

Serviço
L
ivraria da Vila
Data: sexta-feira, 9, a partir das 18 horas
Alameda Lorena, 1.731
Telefone: 3062-1063
Informações: 3823-4780
E-mail: eventoscbeal@memorial.sp.gov.br 

Do Memorial da América Latina