Um grupo de especialistas da Faculdade de Educação (FE) da USP e da Universidade Eduardo Mondlane, de Maputo, Moçambique, criou em parceria a revista eletrônica Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa. O veículo tem periodicidade semestral e acaba de ter seu segundo número lançado, para leitura gratuita na Internet.
O serviço é dedicado à alfabetização nos países de fala portuguesa – Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Macau e Timor Leste. Visa a difundir o conhecimento sobre a alfabetização na língua, divulgar artigos inéditos de pesquisa e possibilitar a troca de informações. Atualmente, o português é o idioma de 230 milhões de pessoas.
Referência – Segundo Nilce da Silva, coordenadora brasileira da iniciativa, o periódico abrange diversas linhas de pesquisa. Surgiu a partir de um convênio ligado ao edital Pró-África, lançado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em 2005.
“A realidade da alfabetização em cada um dos países é muito heterogênea, principalmente no Timor Leste, em que menos de 5% dos habitantes falam o português no cotidiano e é preciso ensinar a correta metodologia na hora de alfabetizar”, explica.
Cada edição do periódico traz em média 20 artigos e inclui também seções não dedicadas a artigos científicos. Publica contribuições de brasilianistas, pesquisadores interessados na área teórica e estudantes de graduação e de professores da rede pública. “Optamos por abrir essa possibilidade para estimular o interesse do público e recebemos mais de 70 artigos para o próximo número”, finaliza.
SERVIÇO
Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa – www.mocambras.org
Fábio de Castro
Da Agência Fapesp