Revista da Fundação CASA conquista certificação internacional

Tema da segunda edição é "Juventude e diversidade cultural"

sáb, 20/03/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

A CASA em Revista chega este mês ao seu segundo número com uma importante conquista: a obtenção do International Standard Serial Number (ISSN), o que a valida como revista científica em âmbito internacional. Publicação pioneira no País na abordagem acadêmica de temas relacionados à juventude, adolescência e medidas socioeducativas, a revista é editada numa parceria entre a Escola para Formação e Capacitação Profissional (EFCP) com a Assessoria de Comunicação Social da instituição.

O tema desta edição é Juventude e diversidade cultural. “Procuramos discutir a diversidade em seus mais variados aspectos, da questão racial às diferenças culturais que contribuem e influenciam na formação dos jovens”, afirma a diretora da EFCP, Monica de Oliveira Braga Cukierkorn.

Como no primeiro número, a abordagem da revista mistura textos acadêmicos tradicionais com reportagens jornalísticas. Entre os textos, estão artigos do filósofo Alípio Casali (PUC-SP), da professora Ana Keila Mosca Pinezi (UFABC) e de Kátia Pupo (USP e Colégio Miguel de Cervantes).

Especialistas e parceiros da Fundação CASA também participam. Penha Lúcia  Valério Ramos, que coordena o Comitê Institucional Quesito Cor, escreveu um artigo sobre os trabalhos do eixo étnico-racial na Fundação CASA. O historiador Antonio Eleilson Leite, da ONG Ação Educativa, abordou a importância da cultura nas medidas socioeducativas. Já o agente educacional Ivan de Carvalho Junqueira, que atualmente atua na Ouvidoria da CASA, abordou a importância da temática direitos humanos na aplicação das medidas socioeducativas.

O CASA em Revista traz ainda entrevistas com o escritor Ferréz e com o ator e ex-interno Peterson Xavier – pessoas que veem, na arte, plataformas de transformação social. O conteúdo das duas edições da revista serão, brevemente, colocados na íntegra, no site da Fundação CASA.

Da Fundação CASA