Revista da Esalq tem reconhecimento em site entre as revistas científicas

Mesmo avaliada pela primeira vez, Scientia Agricola se encontra no nível de outras publicações brasileiras há mais tempo na Internet

dom, 02/09/2007 - 17h30 | Do Portal do Governo

A revista Scientia Agricola, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), de Piracicaba, tornou-se a 15ª das brasileiras mais consultadas no site Web of Science, do Institute for Scientific Information (ISI), um dos mais acessados pelos pesquisadores no mundo. A biblioteca eletrônica cataloga 16 mil periódicos em mais de 160 áreas do conhecimento.

O ranking é calculado com base no fator de impacto, que é a razão entre número de artigos citados no ano corrente em trabalhos de outras, também indexadas na Web of Science, sobre a quantidade de textos da revista no último biênio. No período 2004/05, a Scientia Agrícola apresentou 181 textos científicos, dos quais 54 foram mencionados em 2006 em outras revistas da Web (54/181), que resulta o fator de 0,298.

O seu editor-chefe, Luís Reynaldo Ferraciú Alleoni, professor do Departamento de Ciência do Solo da Esalq, acrescenta que o ISI também leva em conta outros aspectos. Cita periodicidade, prontidão na informação e a qualidade do que é escrito.

Além disso, Alleoni lembra que os critérios de publicação do ISI são restritivos: “A entidade seleciona rigorosamente as revistas indexadas em sua base de dados”. No Brasil, há cerca de 3,5 mil periódicos que divulgam artigos científicos. Desses, apenas 28 encontram-se no Web of Sciece, sendo que 23 apresentaram fator de impacto em 2006, ou seja, tiveram textos citados em outras publicações. “A comunidade científica é influenciada por esse índice das revistas que noticiam seus trabalhos, e estar no nível das grandes é bastante positivo para qualquer publicação”, afirma.

As revistas brasileiras com alto fator de impacto são da área de Saúde, Química e Física. Mesmo avaliada pela primeira vez, a Scientia Agricola está com fator de impacto próximo aos de outras do domínio de Ciências Agrárias, como a Revista Brasileira de Zootecnia, Pesquisa Agropecuária Brasileira e Revista Brasileira de Ciência do Solo. “Mesmo sendo do setor agrário, o qual perde em consultas para outras áreas, como as ciências biológicas, nosso fator é relevante”, conta o editor.Conceito – Outro ponto importante, cita Alleoni, é que todas as publicações brasileiras que figuram entre as primeiras colocadas no site do ISI pertencem a institutos de pesquisa, como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz, do Rio de Janeiro) ou a sociedades científicas como a Academia Brasileira de Ciências e Sociedade Brasileira de Química. “A única instituição de ensino em São Paulo entre as 15 primeiras é a USP”, exalta Alleoni. Informa que em 14º lugar aparece a revista de Saúde Pública da USP, que apresentou fator de impacto 0,343.

Uma conseqüência imediata do novo nível conquistado pela revista da Esalq será o aumento em sua classificação pelo programa Qualis, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A instituição, pertencente ao Ministério da Educação, avalia em quais periódicos os pesquisadores mais publicam. “Temos conceito A Nacional e agora, com essa conquista no ISI, esperamos alcançar o nível mais alto, o A Internacional”, diz o editor.

A Scientia Agricola é editada pela Esalq há 63 anos. Apresenta, em média, 15 artigos científicos, sempre em língua inglesa, em 70 páginas. São 400 exemplares impressos na gráfica da escola, distribuídos pelo País bimestralmente.

Versão virtual

A versão eletrônica também se encontra em outras bibliotecas na Internet bastante acessadas por pesquisadores. Uma delas é o Scientific Electronic Library Online (Scielo), que oferece 130 mil artigos em 452 títulos de periódicos certificados. É mantido no Brasil pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme), Fundação de Apoio à Pesquisa no Estado de São Paulo (Fapesp) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O Scielo acaba de completar dez anos de atividade no País.

SERVIÇO