Revista cultural será lançada na Casa das Rosas

Publicação terá como enfoque principal eventos promovidos pelos equipamentos e projetos administrados pela Poiesis

seg, 26/04/2010 - 16h00 | Do Portal do Governo

Se você gosta de estar por dentro de tudo no mundo cultural, anote na agenda: o número zero da Revista Poieisis será lançado no dia 28 de abril, às 19h30, na Casa das Rosas. A nova publicação, com periodicidade bimestral, terá como enfoque principal os eventos promovidos na Casa das Rosas, Museu da Língua Portuguesa, Biblioteca de São Paulo e Casa Guilherme de Almeida, unidades dirigidas pela Poiesis – Organização Social de Cultura, que também administra os projetos São Paulo: Um estado de leitores (SPEL), PraLer – Prazeres da Leitura e Mapa da Poesia, da Secretaria da Cultura.

A capa da primeira edição traz o poema inédito “tvgrama 4 – erratum”, de Augusto de Campos, em sua trajetória da página ao cibercéu, sempre dialogando com o poeta francês Stéphane Mallarmé. Palavras que brilham sobre o escuro da página. A revista também apresenta o poema inédito “Para ser lido no mínimo duas vezes”, de Horácio Costa, com seu imaginário poético em que as paisagens se desenvolvem de forma simétrica.

Outros assuntos da publicação são matérias relacionadas ao evento “Território Kafka: o Círculo Paulista de Praga”, destaque da programação de abril da Casa das Rosas: artigos do psicanalista Enrique Mandelbaum e da professora Juliana Perez, além de uma entrevista com a dramaturga Solange Akierman, curadora do evento.

A revista também publica entrevista com Deborah Goldemberg, curadora do II Sarau das Poéticas Indígenas, e com a poeta Virna Teixeira, que comenta a exposição dedicada às mulheres na Biblioteca Circulante e o Sarau das Escritoras Suicidas.

O professor e linguista Ataliba de Castilho faz uma análise minuciosa sobre a exposição “Menas: o certo do errado, o errado do certo”, que pode ser visitada no Museu da Língua Portuguesa até 27 de junho. Já o jornalista e editor Jiro Takahashi trata das vozes de São Paulo na obra de Marcos Rey, e a poeta Micheliny Verunschk fala sobre a moderna Biblioteca de São Paulo.

O poeta Marcelo Tápia, diretor da Casa Guilherme de Almeida, apresenta duas versões de um poema de Novalis transcriadas para o português por Haroldo de Campos, acompanhadas de uma rigorosa análise. Já o professor e tradutor Mário Laranjeira traz ao leitor duas traduções de poemas de Alcoóis, de Guillaume Apollinaire.

Há também matérias sobre o SPEL, o PraLer e o Mapa da Poesia que ajudam a mostrar como esses projetos colaboram no acesso à leitura, em São Paulo.

Na seção de resenhas, são comentados lançamentos de poesia por Mário Alex Rosa, Leonardo Gandolfi, Eduardo Jorge, Diego Vinhas e Yun Jung Im. Um dos objetivos da Revista Poiesis é contribuir para a valorização da poesia contemporânea.

Os colaboradores da edição são Adriano Luz, Ataliba T. de Castilho, Augusto de Campos, Deborah Goldemberg, Diego Vinhas, Eduardo Jorge, Enrique Mandelbaum, Haroldo de Campos (1929-2003), Horácio Costa, Jiro Takahashi, Juliana P. Perez, Leonardo Gandolfi, Marcelo Tápia, Marco Iadocicco (Pezão), Mário Alex Rosa, Mário Laranjeira, Micheliny Verunschk, Solange Akierman, Virna Teixeira, Yun Jung Im.

Serviço
Lançamento da Revista Poiesis
Uma publicação bimestral da Poiesis – Organização Social de Cultura
revistapoiesis@poiesis.org.br 
Dia 28 de abril, às 19h30
Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – próximo à Estação Brigadeiro do Metrô
Convênio com o estacionamento Patropi: Alameda Santos, 74
Telefone: (11) 3285-6986 / (11) 3288-4477
Site: www.casadasrosas-sp.org.br / Twitter: @casadasrosas

Da Secretaria da Cultura