Revista Ciência em Extensão está na rede

Artigos e resenhas podem ser acessados em: http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/issue/current

ter, 23/12/2008 - 9h02 | Do Portal do Governo

A Revista Ciência em Extensão (RCE) passou a adotar a Plataforma SEER – Sistema de Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER – IBICT) na versão OJS 2.1.1.0, passo imprescindível para a sua progressiva qualificação nesse sistema. Publicada pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária (Proex) a publicação eletrônica virtual difunde os resultados das atividades de extensão universitária e a sua indissociabilidade com o ensino e a pesquisa.

São publicados artigos científicos produzidos a partir de dados de extensão universitária, além de relatos de experiências extensionistas, artigos de opinião, resenhas de livros e revistas, resumos de dissertações e teses.

A revista utiliza a rede mundial de informação, inclusa no Sistema de Conhecimento Público (Public Knowledge Project – Open Journal Systems – OJS), um instrumento de divulgação de idéias geradas, dinamicamente, na perspectiva interdisciplinar sobre a Extensão Universitária e suas respectivas áreas temáticas: comunicação; cultura, direitos humanos, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia, trabalho, ciências agrárias e veterinárias, espaços construídos e política e economia.

Este volume apresenta artigos científicos em diferentes áreas do conhecimento, refletindo ações extensionistas que apontam a estreita parceria entre a universidade e a sociedade, parceria que permite a construção do conhecimento a partir de trocas constantes de saberes sistematizados.

São tratados assuntos como O Processo de Informatização do Herbário Rioclarense da Unesp, câmpus de Rio Claro; Programa de visitação monitorada de estudantes a um centro de ciências: monitores, alunos, professores e aprendizagem; Cidadania e bem estar: uma experiência no Projeto Rondon da Unesp em Jordão, Acre; Uma experiência de investigação social no Baixo Amazonas; e A qualificação em gestão da agricultura familiar: a experiência da Alta Paulista.

Outros assuntos enfocados: O conhecimento de idosos sobre parasitoses em instituições não governamentais do município de Araçatuba; Programa de Atividade Física para Idosos: Integração Comunidade – Universidade; Perfil Tabágico segundo o Teste de Dependência em Nicotina, Sobrepeso e obesidade em crianças pré-escolares matriculadas em cinco centros de educação infantil de Botucatu, SP; Prevalência de sobrepeso e obesidade entre pré-escolares de Centros de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino em Botucatu; e Eficácia de um programa odontológico educativo aplicado na zona rural de Araraquara (SP).

Há relatos de experiência como Reeducação Alimentar no Programa de Saúde da Família, Repensando um Projeto em Busca da Autonomia do Idoso, Reeducação Alimentar no Programa de Saúde da Família e Repensando um Projeto em Busca da Autonomia do Idoso.

Da Unesp