Revisão do carro e da documentação pode evitar problemas na viagem

Motorista deve ficar atento à calibragem dos pneus, níveis do óleo do motor e do fluido de freios, além do funcionamento das lâmpadas

qui, 08/10/2015 - 11h03 | Do Portal do Governo

Feriadão de 12 de outubro chegando, família preparada para a viagem para a praia ou interior, quando, de repente, o carro dá problema e todos os planos vão são abortados. Isso pode acontecer com qualquer pessoa, mas é possível prevenir se você ficar atento à revisão de seu veículo antes de pegar a estrada.

A atenção deve ser redobrada não apenas à parte mecânica, mas também com a documentação do condutor. Medidas simples, preventivas e importantes para que sua viagem não se transforme em dor de cabeça.

O primeiro passo é verificar se os documentos do veículo estão em ordem, com o licenciamento e IPVA em dia. A validade da carteira de habilitação do motorista também deve ser conferida.

No automóvel, é importante verificar as condições dos pneus, inclusive do estepe. Se houver bolhas é sinal de que existe algum dano na estrutura e uma substituição deve ser feita. O desgaste irregular na banda de rodagem é indicativo de desalinhamento da suspensão ou de pressão inadequada no pneu por longos períodos.

Cheque a pressão de todos os pneus e considere a quantidade de passageiros e bagagem que o carro irá carregar, pois quase todos os modelos exigem pressões diferentes para esta condição. O kit formado por chave de rodas, triângulo e macaco, que na maioria dos carros fica no porta-malas, embaixo do estepe, deve estar em ordem.

Barulho esquisito é sinal de alerta
Verifique barulhos na suspensão como batidas secas, rangidos ou ruídos que dão a impressão de algo frouxo. Peças da suspensão sofrem desgastes e necessitam reparos.

A falta de manutenção pode comprometer a segurança dos passageiros. Fique atento ao nível do óleo do motor, sua validade e os demais fluidos e filtros. Caso o prazo de troca esteja próximo, recomenda-se antecipar o processo.

A revisão deve checar se faróis, lanternas e piscas estão funcionando. Muitas vezes o problema é resolvido com uma simples substituição de lâmpadas. Confira também o funcionamento dos limpadores, desembaçadores, o estado de conservação das palhetas e o nível do reservatório de limpeza. Limpe bem os vidros, essa medida facilita o escoamento da água da chuva.

E boa viagem!

Do Portal do Governo do Estado