Revelando São Paulo recebe quase 1,5 milhão de pessoas na Capital

Festival da cultura paulista aconteceu de 8 a 16 de setembro no Parque da Água Branca

ter, 18/09/2007 - 15h28 | Do Portal do Governo

Só no último domingo,16, mais de 400 mil pessoas passaram pelo Parque da Água Branca para prestigiar apresentações no palco e demonstrações da cultura tradicional paulista nos estandes de artesanato e culinária. Foi um encerramento à altura do evento, promovido pela Secretaria Estadual da Cultura e pela Organização Abaçaí Cultura e Arte, e visitado por quase 1,5 milhão de pessoas no período de 8 a 16 de setembro.

Além da programação realizada na Água Branca, São Paulo presenciou, nos dois fins-de-semana do evento, cinco grandes cortejos que percorreram as ruas da cidade nos finais de semana. Entre as atrações do Revelando, estiveram 40 grupos no Festival da Amizade, 40 congadas e moçambiques, 40 duplas de violeiros, 10 catiras, 16 grupos de fandangos, cururus e São Gonçalo, 40 Folias de Reis e 12 grupos com cerca de 150 bonecões, cabeções e bichinhos de saia. O encerramento, no palco, teve uma miscelânea do folclore brasileiro, executada pelo Abaçaí Balé Folclórico de São Paulo.

Durante os nove dias do festival, o parque se transformou em vitrine viva da cultura identitária produzida no interior paulista, representado por 185 municípios. Música, dança, apresentações com animais, artesanato, culinária e Rancho Tropeiro tiveram espaço ali. O evento se estendeu também para outros três diferentes pontos da cidade – Memorial da América Latina, Largo do Paissandu e Largo da Freguesia do Ó – que concentraram os grandes cortejos. Além disso, contou, pela primeira vez, com a participação de grupos indígenas de oito etnias. Foram eles que trouxeram a água da nascente do Rio Capivari, utilizada na Cerimônia da Paz, no dia 9,  como símbolo de purificação para a vida.

Alguns momentos se destacaram durante a programação do Revelando São Paulo. Entre eles, esteve a concentração de 350 violeiros na abertura parareceber, ao som de “Romaria”, a imagem de Nossa Senhora Aparecida, trazida da Basílica da cidade do Vale do Paraíba, e que ficou quatro dias na Capela de Santo Expedito (Luz, região central) antes de ser conduzida ao parque. Outro grande momento foi registrado com a apresentação do “Catirão”, um encontro de sete grupos de catira (dança de sapateado tradicional).

Os animais trazidos por comitivas de várias cidades deram o clima de interior à Capital. Tropas de mulas e cavalos e oito carros de bois fizeram parte da programação em diversas atividades, desde passeios com as crianças pela arena até exibições tradicionais, como a Cavalhada de São Pedro de Catuçaba, distrito de São José dos Campos.

Além das apresentações de palco e dos estandes de culinária e artesanato, o Revelando São Paulo desenvolve há oito anos o projeto Escolas. São visitas monitoradas oferecidas às escolas públicas e particulares, para estudantes do ensino fundamental até o superior. Nesta edição, foram atendidos cerca de 7.000 alunos. Desde o início do programa, na quarta edição do Revelando São Paulo, em 2000, foram atendidos cerca de 20 mil.

O Revelando São Paulo é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura e produzido pela Abaçaí Cultura e Arte. Foi idealizado por Toninho Macedo, diretor artístico do evento, e teve sua primeira edição em São Paulo em 1997. Hoje, além do evento na capital, tem duas edições regionais, realizadas no Vale do Paraíba e em São José dos Campos em junho e julho.

Da Secretaria Estadual da Cultura

(I.P.)