Revelando São Paulo leva a diversidade da cultura paulista a Valinhos

Evento nesta semana reúne música, gastronomia, artesanato e tradições

ter, 22/09/2015 - 12h17 | Do Portal do Governo

Manifestações tradicionais da cultura popular e de raiz marcam a 19ª Edição Estadual do Revelando São Paulo, realizada entre os dias 19 e 27 de setembro no Parque Municipal de Feiras e Exposições Monsenhor Bruno Nardini, em Valinhos – a 86km da capital. O encontro, realizado desde 1997, reúne artesanato, culinária, música e outras artes durante todos os dias de festival.

Na programação, mais de 200 grupos da cultura tradicional como folia de reis, tropeiro, batuque, catira, cavalhada, congada e outras tradições populares das culturas caiçara, caipira e piraquara poderão ser conferidas de perto em todos os dias de evento, assim como apresentações musicais de grupos de viola e rodas de samba.

No Rancho Tropeiro, espaço dedicado à culinária caipira, o público pode degustar quitutes como bolinho de chuva, polenta, bolo de fubá e o cafezinho da fazenda. Além dos produtos, o Revelando é uma oportunidade de contato com os modos de fazer tradicionais, que fazem parte do patrimônio imaterial do estado.

Diariamente, o Revelando São Paulo apresenta em seu palco atrações musicais e de dança, como bandas, fanfarras, quadrilhas, grupos de jongo e congadas. No dia 23, o público poderá conferir o XVII Encontro de Violeiros e Sanfoneiros, com a presença de artistas de diversas cidades do interior.

A celebração das tradições do interior fica por conta da Corrida de Cavalhada e dos encontros de romeiros, caminheiros e de irmandades religiosas. Tradição em todas as edições do festival, o Revelando São Paulo se encerra com a despedida da Mãe Divina Peregrina.

Confira a programação completa do festival aqui.

SERVIÇO
XIX Edição Estadual do Revelando São Paulo 2015
Parque Municipal de Feiras e Exposições Monsenhor Bruno Nardini – Rua D. João VI, nº 82, Jardim Planalto
De 19 a 27 de setembro
Das 9h às 21h
Estacionamento no local
Entrada franca

Do Portal do Governo do Estado