Revelando São Paulo começou no sábado na Capital

Até o dia 16 de setembro, quem visitar o Parque da Água Branca vai conferir a culinária caipira, o artesanato, a música e a dança de 180 municípios

dom, 09/09/2007 - 10h40 | Do Portal do Governo

Começou ontem na Capital, o Revelando São Paulo – Festival da Cultura Paulista Tradicional. Em sua 11ª edição, o evento neste ano tem um diferencial. Até o dia 16 de setembro, quem visitar o Parque da Água Branca vai conferir a culinária caipira, o artesanato, a música e a dança de grupos folclóricos de 180 municípios e ainda terá oportunidade de conhecer  a cultura de 46 etnias indígenas.

Pela primeira vez, esses grupos indígenas participam da festa, mostrando artesanato, costumes e algumas receitas típicas – com destaque para o prato tradicional feito com palmito-juçara e pupunha, com mel e carne assada na brasa – num espaço próximo à Praça Doce, ao lado dos 140 estandes de artesanato e 70 de culinária. Na ocasião, os índios da aldeia de Parelheiros montarão um aquário com água da nascente do Rio Capivari, em que ficarão expostas diversas espécies de peixes. 

Cultura paulista

Nos oito dias de festa, a extensa programação inclui 170 animais (entre tropas de mulas, cavalos, touros e búfalos), 12 carros de bois, 30 grupos no Festival da Amizade, 18 orquestras de violas, 40 congadas e moçambiques, 50 duplas de violeiros, 15 grupos de catira, 15 grupos de dança de São Gonçalo e Santa Cruz, 12 grupos de bonecões e cabeções, 40 folias de reis. Também serão contempladas as devoções religiosas.

Um dos destaques foi a presença da imagem de Nossa Senhora Aparecida, que chegou ontem a São Paulo trazida da Basílica de Aparecida. A santa foi conduzida pelo Corpo de Bombeiros, do Vale do Paraíba até a Capela de Santo Expedito, no bairro da Luz, em São Paulo. Lá ela permanece exposta à visitação até este domingo (9).   

SERVIÇO

11ª Revelando São Paulo – Festival da Cultura Paulista Tradicional  

De 8 a16 de setembro

Parque da Água Branca  – Avenida Francisco Matarazzo, 455, Perdizes, São Paulo – SP 

Da Agência Imprensa Oficial