Reunião na SSP discute segurança nos estádios

Trânsito, estacionamentos e organização melhor do tráfego estavam na pauta do debate

qua, 11/04/2007 - 11h45 | Do Portal do Governo

Uma reunião para discutir e melhorar a segurança nos estádios de futebol e garantir a tranqüilidade dos torcedores paulistas foi realizada na terça-feira, 10, no prédio da Secretaria de Segurança Pública.

Temas como o trânsito nos arredores dos estádios nos dias de partidas de futebol, os estacionamentos e uma organização melhor do tráfego também foram abordados para que melhorias sejam estudadas e concretizadas.

“O risco não está na quantidade de torcedores presentes aos estádios e sim nas rivalidades das torcidas”. Ao manifestar esse pensamento, o secretário de Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, deixou claro que o policiamento e organização em jogos chamados “clássicos”, isto é, disputa entre times de grande rivalidade, precisam de melhor planejamento.

A venda de bebidas alcoólicas e a possível obrigatoriedade de apresentar documentos de identidade na compra de ingressos para os jogos é uma providência que já vem sendo analisada há algum tempo, e que os as autoridades se empenham para ser uma lei obrigatória. Essas medidas, segundo Portella, serão fundamentais para garantir uma melhor segurança nos estádios.

A reunião de hoje contou com a presença, além do secretário de Segurança Pública, Ronaldo Marzagão, e do titular da Secretaria de Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, também do delegado de Polícia do Decap (Departamento de Polícia Judiciária da Capital), Luís Augusto Castilho Storni; do diretor do Deic (Departamento de Investigações Sobre o Crime Organizado), Youssef Abou Chahin; do subcomandante da Polícia Militar, José Roberto Marques; do coordenador da Segurança Urbana, Roberto Silveira Rodrigues; do comandante geral da PM, coronel Roberto Antonio Diniz; do delegado geral de Polícia, Mário Jordão Leme; da assessora especial da SSP, Carmem Magali Cervantes Griselli; do comandante do 2º Batalhão de Choque, Armando Tadeu Camargo; do diretor de Segurança da FPF (Federação Paulista de Futebol), Marcos Cabral Moura; do coordenador da Segurança da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, Júlio Gonçalves; do diretor jurídico da FPF, Roberto Cianizzo Junior; do comandante do 3º Batalhão de Choque, coronel Joviano Lima; e do delegado geral de Polícia adjunto, Élson Alexandre Sayão.

Da Secretaria de Segurança Pública