Reunião na Secretaria do Meio Ambiente define medidas para proteger captações de água para a Baixada

nd

sex, 25/02/2000 - 14h13 | Do Portal do Governo

A concessionária Ecovias, que administra o sistema Anchieta-Imigrantes, se comprometeu nesta quinta-feira, dia 24, durante reunião na Secretaria Estadual do Meio Ambiente, a executar medidas emergenciais para proteção dos sistemas de captação de água para a região da Baixada Santista durante o carnaval. A captação feita pela Sabesp ficou prejudicada em razão dos últimos escorregamentos de terra ocorridos no quilômetro 42 da pista sul da via Anchieta, que acabou assoreando o rio Pilões e provocando também turbidez da água captada no rio Cubatão.
Como medidas emergenciais, a Ecovias paralisará as intervenções que estavam sendo feitas na calha do rio Pilões até o final do período de carnaval. Será permitida, apenas, a remoção de blocos de pedra e sedimentos que apresentem riscos para a ponte da estrada de serviço da rodovia e para a Estação de Tratamento (ETA) de Pilões. Também promoverá a limpeza da ETA – que está com
suas atividades paralisadas em função da grande quantidade de lama na unidade – com a remoção total dos sedimentos e sua disposição em bota-foras licenciados.
Outra medida emergencial a ser adotada pela concessionária será a implantação de um sistema de monitoramento contínuo de turbidez a montante da ETA-Pilões (na altura da ponte da estrada de serviço) com comunicação direta com a Sabesp, permitindo medidas operacionais na ETA-3 (que capta água do rio Cubatão), para evitar a entrada excessiva de sedimentos no sistema de tratamento.
Como medidas corretivas de médio e longo prazos, a Ecovias terá que realizar a contenção efetiva do talude no quilômetro 42 da pista sul da Anchieta e implantar barramentos para a contenção de sedimentos provenientes da drenagem à montante da ETA-Pilões, de forma a garantir a integridade da mesma e a decantação dos sedimentos mobilizados na encosta. Medidas corretivas adicionais, como a recuperação vegetal da encosta, serão definidas posteriormente pelos órgãos ambientais.
Além da Ecovias, participaram da reunião com o secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Tripoli, técnicos da Cetesb, Sabesp, Instituto Florestal, Instituto Geológico, Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais (DEPRN) e o secretario estadual dos Transportes, Michael Zeitlin.