Reunião entre Sabesp e prefeitura de Santana de Parnaíba destaca investimentos na região

Reunião aconteceu na prefeitura municipal, na ocasião também foi assinado encontro de contas entre a empresa e o município

qua, 14/04/2010 - 11h30 | Do Portal do Governo

O diretor metropolitano da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Paulo Massato, e o prefeito de Santana de Parnaíba, Silvio Peccioli, reuniram-se na terça-feira, 12, no gabinete do prefeito para a assinatura de um encontro de contas. A iniciativa quita a dívida da prefeitura com a Sabesp referente ao uso da água pelo poder municipal e a dívida da Sabesp com a prefeitura, resultado dos serviços prestados de tapa-vala e transporte de água em caminhão-pipa.

Além da assinatura do acordo, também foram apresentadas pela Sabesp as obras em andamento para otimizar, a curto prazo, o fornecimento de água para os locais que passaram por períodos de intermitência no abastecimento devido às temperaturas atípicas deste verão. Entre as principais ações da empresa estão as obras de rede de distribuição de água e instalação de sistema de bombeamento no Jardim São Pedro; a execução de 700 metros de rede de 300mm da região do bairro Fernão Dias até a Estação de Tratamento de Água Sede; e as melhorias no poço P6, que beneficiarão o Parque Industrial. Tais medidas estarão concluídas ainda neste semestre.

Somada às ações pontuais, a Sabesp também vem desenvolvendo obras estruturantes de grande porte, que permitirão levar mais água a todo o município de Santana de Parnaíba. Entre elas estão a adutora Iracema/Mutinga, na região de Osasco; a adutora e Estação Elevatória de Água do Jardim Damasceno, na região norte de São Paulo, e ainda a ampliação de um dos principais sistemas de bombeamento de água para a região Oeste – o booster Jaguara. A previsão é que este conjunto de ações seja concluído em dezembro deste ano.

Na etapa final da reunião, a equipe da Sabesp falou sobre os avanços nos investimentos do sistema de esgotamento sanitário da cidade. Com atualmente cerca de 5% dos esgotos coletados enviados para tratamento, Santana de Parnaíba dará um grande salto até 2012, quando tal índice atingirá a marca de 80%. De acordo com a projeção, serão investidos em coleta e tratamento na cidade cerca de R$ 94 milhões, o que resultará na universalização dos serviços até 2018.

Da Sabesp