Reunião entre citricultores e indústria, na Agricultura, teve saldo positivo

Entre outros temas, encontro discutiu parâmetros para um modelo de formação de preços

ter, 18/09/2007 - 14h41 | Do Portal do Governo

Reunião conjunta entre citricultores, representantes da indústria e o Secretário Estadual de Agricultura e Abastecimento, João Sampaio, teve saldo positivo. Durante a conversa na segunda-feira, 17, que pela primeira vez reuniu todos os elos da cadeia, foram discutidos: o trabalho do Fundecitrus e o combate ao greening; estabelecimento de parâmetros para um modelo de formação de preços; adoção de novo modelo para levantamento e divulgação da estimativa de safra.

A reunião para discutir os cenários da citricultura e os parâmetros para um modelo de convivência do setor deve acontecer na próxima quarta-feira (26/09 – 14 horas na sede da Secretaria) com a presença de pesquisadores do Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria de Agricultura, representantes de toda a cadeia produtiva ( Faesp, Associtrus e indústria), e serão convidados também pesquisadores do CEPEA/Esalq.

Para o combate a doença do greening, o secretário João Sampaio solicitará aos técnicos da Secretaria a agilização nos processos de erradicação da planta. Hoje, o Fundecitrus faz a inspeção e aponta a suspeita. Depois disto, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), órgão da Secretaria, precisa ir até a propriedade, fazer a coleta do material, sendo positiva a análise laboratorial, faz-se a notificação do produtor para a erradicação. O secretário fará consulta jurídica para firmar convênio e agilizar o processo.

“Nosso objetivo é provocar o setor para uma reflexão sobre o futuro da citricultura paulista e quais os parâmetros de convivência. Um setor moderno e competitivo como este precisa de modelos de convivência amplamente discutidos”, afirma o secretário.

Além disto, os R$ 6 milhões que a indústria deve repassar ao Fundecitrus para ação emergencial contra o greening, o secretário enfatizou a necessidade de acelerarmos este processo. No dia 24 de setembro, a entidade comemora 30 anos de atuação durante cerimônia na sede, em Araraquara. “Esperamos ter somente boas notícias do setor nesta comemoração”, quando Sampaio estará presente.

Da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento

(I.P.)