Reunião de prefeitos das cidades estâncias debate turismo e economia

Secretário Claury Alves da Silva ressaltou a importância de integrar ações para impulsionar o turismo no Estado

ter, 18/03/2008 - 19h33 | Do Portal do Governo

Durante o último fim de semana, o secretário estadual de Esporte, Lazer e Turismo, Claury Alves da Silva, participou da reunião bimestral de prefeitos da Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo) no município de Serra Negra. “Estamos empenhados sempre em integrar as ações dentro do Governo. Como o exemplo que tivemos nesta oportunidade em que prefeitos de Santa Fé do Sul, Pereira Barreto e Ilha Solteira propõem união para impulsionar o Turismo Regional”, disse o secretário.

Ressaltou aos presentes o significativo trabalho de ‘Roteirização Turística’ da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado (SELT) e que os atrativos das estâncias devem fazer parte dos roteiros já desenvolvidos e aqueles que estão se formatando. O titular da Pasta explicou a importância dos seguintes itens – identificação, organização, infra-estrutura, capacitação, divulgação e comercialização – para o progresso e aperfeiçoamento do setor turístico, além do valor da transversalidade da Secretaria com a do Meio Ambiente, Planejamento, Cultura, Transportes Metropolitanos, num esforço conjunto de iniciativas em favor do Turismo paulista.

Presente ao encontro, a diretoria da ABIH/SP – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de São Paulo – que expôs o programa ‘Nosso Turismo Paulista’, em parceria com a SELT e com o banco Nossa Caixa, que facilita a atividade turística tanto para servidores como para a população em geral. Os prefeitos também tiveram oportunidade de debater temas de interesse desses 67 municípios com a diretora da Secretaria de Economia e Planejamento do Estado, Ivani Vicentini que, na ocasião, declarou que há um montante da ordem de R$ 153 milhões para ser investido na implantação de infra-estrutura turística em favor de todas estâncias paulistas para este ano de 2008.

Ao final da reunião o destaque ficou para demonstração dos Totens – equipamentos eletrônicos interativos – que já estão em 13 lojas de conveniência localizadas nas principais rodovias de acesso a São Paulo, com o objetivo de divulgar e atrair turistas para as estâncias paulistas.

Da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo

(I.P.)