Volta às aulas em escola de Tejupá é marcada pelo acolhimento

Projeto conduzido pela Secretaria da Educação é realizado anualmente em todas as unidades da rede estadual de ensino

qui, 07/02/2019 - 17h55 | Do Portal do Governo

O início do ano letivo na Escola Estadual Professora Orizena de Souza Elena, no município de Tejupá, foi marcado por diversas atividades de acolhimento. Participaram das ações estudantes, professores, ex-alunos, membros do Grêmio Estudantil e funcionários da unidade de ensino localizada na cidade do interior paulista.

A dinâmica da árvore abriu a programação. Reunidos em uma sala de aula, os jovens tiveram a oportunidade de expor expectativas e contribuições em relação à escola para o ano de 2019. Na sequência, os participantes assistiram ao filme “Ser Professor”, da professora Adozinda Kuhlmanm.

“Fizemos várias atividades com alunos e professores que despertassem o amor pela escola”, explica o docente coordenador Antonio da Silva Pinto Junior. Os alunos e docentes também acompanharam uma palestra sobre a importância do amor na aprendizagem dos jovens.

Segundo a diretora da unidade, Josefina dos Santos Vacelli, o acolhimento traz o sentimento de pertencimento à escola. “Trata-se algo extremamente positivo, pois o ano letivo começa de uma maneira mais suave, humanizada, contribuindo para que as atividades regulares tenham um fio condutor do dia. Educação se faz com amor e esperança”, salienta.

Aproximação

Vale destacar que o projeto de acolhimento da Secretaria da Educação é realizado anualmente em todas as escolas da rede estadual de ensino, com o objetivo de aproximar os novos alunos na primeira semana do ano letivo. Neste ano, as atividades começaram na última segunda-feira (4).

As unidades são orientadas a desenvolver ações que promovam o fortalecimento entre os alunos, professores e funcionários, como rodas de conversa, vivências de projeto de vida, visitas aos espaços da escola, entre outras.

“O acolhimento cria um clima propício e tenta fazer com que o jovem mude o entendimento da escola”, enfatiza Helena Achilles, técnica do Departamento de Desenvolvimento Curricular e de Gestão da Educação Básica (DEGEB), ligado à pasta.