Retorno 201, em homenagem a frida Kahlo, é destaque na agenda teatral

Confira este e outros destaque da programação semanal

sex, 23/03/2012 - 17h00 | Do Portal do Governo

Nesta semana, um dos destaques da programação teatral é a peça Retorno 201, inspirado na pintora Frida Kahlo e no romancista, diretor e roteirista Guillermo Arriaga, ambos mexicanos. Confira essas e outras atrações selecionadas pelo Portal do Governo do Estado e a Agência Imprensa Oficial.

Florilégio
Espetáculo teatral musical homenageia compositores dos anos 1950, da música nacional e internacional. Ao som de canções que vão desde Asa Branca, de Luiz Gonzaga, a Besame Mucho, de Consuelo Velazquez, os atores Mira Haar e Carlos Moreno, com figurino impecável, ela de vestido de baile e ele de smoking e sapatos de verniz grená, convidam a plateia a entrar no clima desse panorama recheado de humor.

Museu da Casa Brasileira
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.705 – Jardim Paulistano – São Paulo
Telefone (11) 3032-3727
Amanhã e domingo, 16 horas
Entrada franca. Classificação: livre

Valsa nº 6
Texto do dramaturgo e jornalista pernambucano (Nelson Rodrigues (1912-1980), em 1951, em formato de monólogo. O escritor propõe uma abordagem sobre o subconsciente ao mostrar a transição entre a vida e a morte. O personagem principal é a solitária Sônia, assassinada a facadas aos 15 anos de idade, que interpreta a matéria e o espírito. Depois de morrer, luta para, entre um delírio e outro, conseguir montar o quebra-cabeça de suas memórias e a razão de seu fim tão prematuro e cruel. Durante a trama, ela é menina e mulher, morta e viva, trágica e cômica. A profunda perturbação da garota é ambientada ao som da Valsa nº 6, do pianista e compositor polonês Frédéric François Chopin (1810-1849). A montagem é uma homenagem ao centenário de Nelson, a ser celebrado em agosto. Direção de Dan Rosseto. Com Ligia Paula Machado.

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Av. Paulista, 37 – Bela Vista – São Paulo
Telefone (11) 3285-6986
Sábados, 22h30; domingos, 18h30
Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada). Classificação: livre
Até 29 de abril

Retorno 201
Espetáculo inspirado na pintora Frida Kahlo (1907–1954) e no romancista, diretor e roteirista Guillermo Arriaga, ambos mexicanos.  O título é dado ao nome de uma rua longa e sem curvas, localizada num bairro ao sul da cidade do México. O drama faz referência ao conjunto habitacional de classe média onde Arriaga passou sua infância. As histórias se passam num universo de desilusão, crueldade, rebeldia, apatia, repressão e mesquinhez. Seus personagens se dedicam a destruir-lhe a vida e a dos outros, seja por meio da violência pura, seja mediante repressão dos sentimentos. São amargos e derrotados, que se deixam tomar pelo medo e pela inércia. Direção de Marco Antônio Rodrigues. Com Camila Martinez, Carol Portella, Daniela Plumari e outros.

Teatro da Universidade de São Paulo – Tusp

Rua Maria Antônia, 294 – Consolação – São Paulo
Telefone (11) 3123-5233
Hoje, amanhã e domingo às 20 horas
Entrada franca. Classificação: livre

Do Portal do Governo do Estado e da Agência Imprensa Oficial