Resultados do Saresp mostram melhora em Língua Portuguesa

Dados foram divulgados nesta quinta-feira, 13, pela Secretaria de Educação

sex, 14/03/2008 - 10h30 | Do Portal do Governo

Dados divulgados ontem pela Secretaria Estadual da Educação revelam que a pesquisa feita pelo Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) possibilitou não só um diagnóstico preciso da situação de 5,5 mil escolas, mas, principalmente, revelou que os alunos melhoraram seu desempenho em Língua Portuguesa. Em comparação com os resultados obtidos pelos estudantes da rede estadual na pesquisa do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), do Ministério da Educação, em 2005, todas as séries tiveram crescimento nas médias, passando, por exemplo, na 4ª série do ensino fundamental, de 178 (média do Saeb 2005 em São Paulo) para 187. Na 8ª, houve crescimento de 228 para 243. Já no ensino médio, a ampliação saltou de 254 para 263.

No caso da Matemática, houve pouca variação positiva e, em razão disso, a disciplina terá programa intensivo de recuperação. Alunos de 5ª a 8ª séries e de ensino médio estão em recuperação desde o início do ano. A partir de abril, será dada atenção especial a uma nova recuperação paralela, focada nas dificuldades identificadas no Saresp. Na 4ª série, os alunos passaram de 182,9 pontos, em média, para 182,5. Na 6ª, a avaliação ficou em 194,1, em 2007. Na 8ª, houve ganho de 230,2 para 231,5. No 3º ano do ensino médio, o salto foi de 261,8 para 263,7. São várias as ações programadas pela secretaria nessas áreas, entre elas o currículo a ser seguido pela rede e capacitação intensiva dos professores. As escolas com pior desempenho terão ações imediatas, envolvendo alunos em dificuldade e professores, além dos investimentos em programas de alfabetização, com ênfase em leitura e escrita.  

Ações do governo – Nas 1ª e 2ª séries, os resultados já aparecem, decorrência de diversos programas. Uma das dez metas da secretaria, a de alfabetizar todos os alunos com 8 anos de idade, está prestes a se concretizar, já que faltam 12% para atingir aquele objetivo. Sobre o segundo ano do ensino fundamental, quando os alunos devem especialmente desenvolver aptidão para leitura e escrita, os números indicam que 87,4% atingiram o objetivo. Segundo a secretaria, o Saresp revela avanço importante no quesito Língua Portuguesa desses alunos – 79,7% deles estão no nível ou acima do esperado na disciplina para a série.

Na avaliação desses resultados, a secretaria observou que alunos com melhor desempenho são, em geral, aqueles que têm lição corrigida pelo professor. Um dos exemplos é de estudantes de 4º ano de ensino fundamental. A média dos alunos com lição corrigida é de 190,7 em Língua Portuguesa, e 188,6 em Matemática. Já os sem lição corrigida têm média de 149,8 em Língua Portuguesa e 149,5 em Matemática. A pesquisa revelou que 85,7% dos professores corrigem as lições, 5,2% não conferem e 7,8% optam por não dar a lição.

No ano passado, foram adotadas medidas que fazem parte das metas e ações do governo do Estado e começaram a ser implantadas em 2008. O novo Saresp é uma delas. Trata-se de proposta para valorizar o esforço do conjunto da equipe da escola. A idéia é comparar a escola em relação a ela mesma. As que apresentarem melhor evolução receberão remuneração adicional, beneficiando o conjunto de seus funcionários: diretor, supervisor, professores, pessoal administrativo. Escolas que estiverem em situação mais crítica receberão apoio especial para superar suas dificuldades. 

Da Agência Imprensa Oficial com Secretaria da Educação