Restauração ecológica é tema de encontro de gestores de unidades de conservação

Fundação Florestal contribui para a conservação, o manejo e a ampliação da biodiversidade no Estado de São Paulo

seg, 28/10/2019 - 14h14 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Fundação Florestal

A Fundação Florestal encerrou, em 18 de outubro, no Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba, o ciclo de reuniões com gestores de Unidades de Conservação (UC) da região para abordar o tema restauração ecológica.

Nos últimos dois meses, foram realizadas reuniões presenciais nas oito gerências regionais de UCs, com a participação de mais de cem pessoas. Elas tiveram o objetivo de estabelecer o diálogo entre os gestores e outros órgãos do Sistema Ambiental Paulista envolvidos com o tema.

Nessas reuniões, foram apresentados o Programa de Recuperação Ambiental nas Unidades de Conservação da Fundação Florestal estabelecido na Portaria Normativa nº 265/2017 e na Portaria nº 281/2018, que tratam dos procedimentos e fluxos referentes aos projetos de restauração de áreas em UCs disponibilizadas no banco do Programa Nascentes.

Na segunda parte da reunião, foi apresentado o Programa Nascentes, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo para promover a restauração em áreas prioritárias, com vistas à proteção e à conservação dos recursos hídricos e da biodiversidade.

Estratégias

Também foram discutidas as oportunidades e as estratégias para estimular ações de restauração ecológica nas áreas de domínio público em UCs, bem como em áreas privadas localizadas em zonas de amortecimento e nas Áreas de Proteção Ambiental (APA).

A Fundação Florestal busca contribuir para a conservação, manejo e ampliação das florestas do Estado. Assim, a instituição apoia, promove e executa ações integradas voltadas para a conservação ambiental, a proteção da biodiversidade, o desenvolvimento sustentável, a recuperação de áreas degradadas e o reflorestamento de locais ambientalmente vulneráveis, realizando parcerias com órgãos governamentais e instituições da sociedade civil.

Programa Nascentes

O Programa Nascentes alia a conservação dos recursos hídricos à proteção da biodiversidade por meio de uma estrutura institucional inovadora. O programa de Governo envolve dez secretarias de Estado, otimiza e direciona investimentos públicos e privados para cumprimento de obrigações legais, para compensação de emissões de carbono ou redução da pegada hídrica, ou ainda para implantação de projetos de restauração voluntários.

A ação une especialistas em restauração, empreendedores com obrigações de recuperação a serem cumpridas e possuidores de áreas com necessidade de recomposição da vegetação nativa.