Restauração do Museu da Língua Portuguesa avança mais uma etapa

Prazo para conclusão da primeira fase é de 10 semanas

qua, 09/03/2016 - 20h02 | Do Portal do Governo

Os trabalhos para recuperação do Museu da Língua Portuguesa e da Estação da Luz, incendiados em dezembro do ano passado, foram iniciados nesta terça-feira. Nesta etapa, está prevista a liberação das entradas principais da estação -interditadas pela Defesa Civil- e também a preparação do conjunto arquitetônico para e etapa seguinte de restauro e recuperação.

Serão realizadas a impermeabilização das lajes expostas, a instalação de sistemas de drenagem e a construção de uma sobrecobertura provisória, com o objetivo de evitar a infiltração de água da chuva no edifício.

A previsão inicial é que os trabalhos desta fase sejam concluídos em 10 semanas. No total, serão investidos nesta fase R$ 1,8 milhão, cobertos pelo seguro do Museu. A intervenção já foi aprovada pelos três órgãos do patrimônio histórico – Iphan, Condephaat e Conpresp – uma vez que a Estação da Luz é tombada nas três esferas.

Parceria
Em janeiro, foi assinado um convênio entre a Secretaria de Cultura, a Fundação Roberto Marinho e a organização social ID Brasil para a reconstrução do Museu da Língua. A parceria contempla ainda revisões da concepção curatorial e expográfica. A proposta é tomar como base o projeto arquitetônico desenvolvido pelos arquitetos Pedro e Paulo Mendes da Rocha em 2006. Quando ficar pronto, este projeto também será submetido aos órgãos do patrimônio antes da execução.

Do Portal do Governo do Estado