Respeito ao Meio Ambiente é tema de iniciativa em escola da rede estadual paulista

Na cidade de Francisco Morato, estudantes desenvolvem o Projeto Água, que trabalha a reutilização do recurso hídrico

ter, 24/07/2018 - 15h39 | Do Portal do Governo

Em Mês da Educação, vale lembrar que os estudantes da rede estadual paulista desenvolvem em todo o Estado projetos que beneficiam o Meio Ambiente, assunto de extrema importância. Sobre o tema, a discussão circula pelos corredores da EE Aparecido Roberto Tonelloti, da Diretoria de Ensino de Caieiras.

A professora de Língua Portuguesa, Tatiane Costa dos Santos Carvalho desenvolveu o “Projeto Água” com os estudantes da unidade escolar, que fica na cidade de Francisco Morato. A partir da iniciativa, as crianças têm se tornado cada vez mais comprometidas com a preservação do recurso. O que antes era tido como algo comum, agora tem importância ímpar.

O projeto prevê que a educação ambiental deve ser multiplicada, continuada, integrada e de caráter permanente. Com ele, os educandos e a comunidade tomaram consciência e adquiriram valores, habilidades, experiências e determinação que os tornaram aptos a agir – individual e coletivamente – na resolução de problemas ambientais.

De forma direta, o Projeto Água ensina, mesmo, a economizar e reutilizar o recurso. Mas, o desejo de Tatiane é que seus alunos se tornem “agentes multiplicadores. Não quero só cartazes colados na escola, quero que ele transforme sua casa, sua comunidade e a escola”, afirma a educadora. “A partir do conhecimento, a gente trabalha as intervenções. Aí colocamos na cabeça do aluno que a água é vital. É um recurso natural que está se esgotando. E tudo com ações simples”, completa a educadora.

E as atividades são, de fato, simples. Primeiro, os alunos e as alunas aprendem a respeitar da água como elemento vital, depois tem o ensino de meios de reutilização e economia da água, ações que estimulam o consumo consciente, elaboração de vídeos propagandas, entre outras.

“Com o Fundamental, trabalhamos a construção de propagandas de conscientização na escola, nos comércios, nos postos de saúde, enfim. Eles atingem a comunidade. Criam uma paródia e apresentam para outras turmas. Produzem vídeo ensinando como preservar o Meio Ambiente”, explica Tatiane.

“Com o Médio tem pesquisas sobre quantidade de água existente no planeta, no corpo humano, por exemplo. Eles aprendem toda a teoria e depois criam atividades variadas para propagar esse conhecimento”, acrescenta. E o resultado tem sido satisfatório, pois a professora percebe que os alunos estão sendo, pouco a pouco, transformados e, também, estão transformando a comunidade.

Eliana Moreira da Silva Thomaz, professora coordenadora da escola estadual Aparecido Roberto Tonelloti, vê “essa evolução como um grande sucesso daquilo que foi buscado. Queremos desenvolver esses alunos com uma visão crítica sobre o mundo. E ver que eles entenderam o recado me faz crer que o trabalho está valendo a pena, que a escola está cumprindo o seu papel”, afirma.

O adolescente Paulo Eduardo Santos Alves, 15, que frequenta a 2ª série do Ensino Médio, está certo de que o Projeto Água desenvolve a consciência dos estudantes. “E nós precisamos transmitir esse aprendizado, pois a água é algo que precisamos para viver”, diz o aluno. Ele explica que em sua casa tinham o costume de usar o recurso sem preocupação. “Agora a gente reaproveita a água para lavar o quintal, lavar o banheiro. A água da roupa lavada serve para jogar no vaso sanitário. Nós temos dois galões em casa e a gente enche com a água da chuva. Depois a gente usa o recurso nestas atividades diárias, rotineiras”, ensina o garoto.

Um pouco mais jovem, a pequena Karine Albarello da Silva, 13, que cursa o 8º ano do Fundamental, entende que todo o aprendizado mudou sua vida, como “o fato de aprender a reutilizar a água, a conscientizar as pessoas do bairro, da escola. Em casa eles me ouvem, entendem que o desperdício é algo negativo para o meio ambiente”, celebra Karine.