Resinserção social e no mercado de trabalho foram metas na Secretaria da Administração Penitenciária

Em iniciativa pioneira, pasta lançou medida para que órgãos estaduais cobrem 5% das vagas de empresas vencedoras de licitações à ex-detentos

qui, 31/12/2009 - 12h00 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo lançou um programa de inserção de egressos do sistema penitenciário e adolescentes que cumprem medida sócio-educativa no mercado de trabalho: o Pró-Egresso/Pró-Egresso Jovem.

Com a medida, criada para apoiar a campanha Começar de Novo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os órgãos estaduais podem exigir 5% do total de vagas das empresas vencedoras de licitações aos ex-detentos. “O programa parte de uma premissa fundamental: a crença na possibilidade de recuperação das pessoas”, ressaltou o governador durante lançamento do programa.

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) vai identificar os usuários que estão dentro do perfil estabelecido pelo Pró-Egresso e inscrevê-los no Emprega São Paulo ou encaminhá-los para PATs.

A pasta também vai acompanhar o desempenho dos beneficiários do programa junto às empresas e oferecer espaços adequados para o desenvolvimento de cursos do PEQ e demais programas para recolocação dos ex-detentos.

Além desta nova iniciativa, a SAP desenvolve quatro programas para promover o trabalho de prevenção e ressocialização dos ex-presidiários paulista: Atenção ao Egresso e Família; Penas e Medidas Alternativas, Reintegração Social e Carpe Diem.

Saiba mais sobre o Pró-Egresso:
http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=206422&c=6

Carpe Diem

Um anexo no Centro de Detenção Provisória (CDP), em Sorocaba, inaugurado neste ano chamou atenção da administração pública. Lá, o projeto Carpe Diem aprimora a ressocialização dos presos os separando pelo grau de gravidade dos delitos. Funcionando há seis meses, passaram pelo projeto 91 presos provisórios, com índice de reincidência zero. Antes, 21% dos presidiários que saiam do centro de detenção como primários voltavam em seis meses. Agora, este número também zerou.

O projeto trata de forma diferenciada presos que tenham cometido crimes de menor gravidade; ao invés de dividir o mesmo espaço que criminosos mais perigosos, eles permanecem em alojamentos próprios e passam por custódia alternativa. Além disso, são submetidos a consultas e terapias psicossociais diárias e participam de oficinas de trabalho.

Saiba mais sobre o Carpe Diem:
http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=202133&c=6

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo