Residentes da Unesp em Botucatu ensinam crianças sobre ‘saúde única’

Projeto é executado por estudantes da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, do campus da cidade do interior de SP

sex, 28/06/2019 - 20h21 | Do Portal do Governo

Uma parceria entre a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), do campus de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (Unesp), e a Secretaria de Educação do município envolveu os alunos do programa Residência em Área Profissional da Saúde em Medicina Veterinária, mantido pelos ministérios da Educação (MEC) e da Saúde (MS), em um projeto que leva informações sobre o conceito de “saúde única” às crianças das escolas da cidade de forma interativa e lúdica.

Vale destacar que a iniciativa faz parte das atividades da disciplina “Saúde pública individual e coletiva para o sistema único de saúde”, oferecida aos residentes sob a coordenação dos professores Hélio Langoni e Cassiano Victória, do Departamento de Higiene Veterinária e Saúde Pública da FMVZ.

Segundo especialistas, a saúde única engloba a interação entre saúde humana, animal e ambiental, em que há dependência mútua entre elas, resultando em bem-estar coletivo.

Temas

A partir das demandas atuais do munícipio, foram selecionados temas de maior relevância em relação à saúde única como educação ambiental, cuidados com animais peçonhentos, princípios de guarda responsável de animais domésticos e higienização das mãos e alimentos.

Os temas foram abordados para estudantes das escolas municipais de Ensino Fundamental (EMEF) Escritor Prof. Francisco Ferrari Marins, Angelino de Oliveira e Américo Virgínio dos Santos. O projeto contou com a participação de 1.240 crianças.

As atividades foram desenvolvidas em quatro estandes, seguindo a mesma dinâmica de uma feira de ciências. No estande de meio ambiente, os alunos aprenderam o que é poluição e como a reciclagem pode ser benéfica para preservar o meio ambiente e diminuir a contaminação. Eles também receberam informações sobre as cores dos cestos ao fazerem a separação do lixo reciclável em uma gincana.

No estande de animais peçonhentos, as crianças puderam ver exemplares de cobra, morcego, rato e escorpiões e receberam informações sobre formas de prevenção de acidentes, como agir após um acidente, os habitats e hábitos desses animais, transmissão de doenças como a raiva e leptospirose e conservação ambiental.

Princípios de guarda responsável foram transmitidos por um estande em que os jovens se tornaram protagonista de uma história em que elas adotam um cão. Nesse estande, além de aprenderem conceitos sobre vacinação, vermifugação, castração e identificação dos animais, eles também puderam ver parasitas gastrointestinais de potencial zoonótico.

No estande de higienização das mãos, os alunos aprenderam em quais momentos elas devem ser lavadas e de uma maneira divertida consolidaram a forma correta de lavá-las. Os alunos também aprenderam a higienizar frutas, legumes e hortaliças. Ficou à disposição um microscópio feito de isopor para as crianças verem lâminas de colônias de bactérias.

Livreto

No fim do ciclo de atividades, os alunos receberam um livreto, confeccionado pelos residentes, de jogos com os conteúdos abordados nas atividades. Como o projeto abrangeu o Ensino Fundamental I, os residentes adequaram a linguagem para cada faixa etária, permitindo que todos tivessem recebido as mesmas informações.

“Os estudantes fazem as atividades do livreto, tiram dúvidas e, o mais importante, disseminaram as informações em seus respectivos lares. Esperamos, com esse trabalho, ter conscientizado as crianças sobre a importância do tema”, explica a residente Marina Salvador Gonzalez Frontana.

Helene Cristina Sanchez, diretora da EMEF Américo Virgínio dos Santos, acompanhou o trabalho dos residentes e aprovou a iniciativa. “As crianças prestam muita atenção porque são conteúdos riquíssimos e que trabalhamos aqui na escola também. Além disso, as crianças falam com os pais sobre esses temas. Elas são disseminadoras de conhecimento e eu acredito no poder que isso tem de transformar a nossa comunidade”, avalia.

“Para nós, residentes, é muito importante participar, pois se trata de uma forma de devolvermos para a sociedade um pouco do que aprendemos na faculdade. Além disso, é uma experiência rica. Há muita troca porque as crianças são supercuriosas e nos fazem estar preparados para responder o que elas querem saber”, revela a aluna Carolina de Oliveira Arantes Jorge, uma das integrantes da equipe.

O professor Cassiano Victória destacou a importância das atividades desenvolvidas durante a disciplina para a formação dos estudantes da Unesp. “A disciplina é uma atividade obrigatória dentro do Programa de Residência e, neste ano, todos os residentes estão desenvolvendo projetos na comunidade para a resolução de problemas relacionados à saúde animal, com repercussão na saúde humana”, enfatiza o docente.

“São atividades que fortalecem a iniciativa, uma vez que permitem que os residentes resolvam problemas reais que são demandas da comunidade”, acrescenta o professor da Unesp.