Residência em medicina veterinária de animais selvagens teve recorde de procura

Quarenta candidatos disputaram a única vaga do programa

seg, 15/02/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

Na primeira quinzena do mês de janeiro foi realizado o processo de seleção para o Programa de Residência em Medicina Veterinária de Animais Selvagens, mantido por convênio entre a Prefeitura de Sorocaba e a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, câmpus de Botucatu. Quarenta candidatos disputaram a única vaga do programa que, desde sua criação, há cinco anos, vem batendo seguidos recordes de procura. Neste ano, o selecionado foi o médico-veterinário Marcelo Pires Nogueira de Carvalho, natural de Ribeirão Preto e formado pela Unesp de Araçatuba.

A rotina dos residentes é intensa e compreende atividades realizadas tanto no Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, em Sorocaba, como no Centro de Medicina e Pesquisa de Animais Silvestres (Cempas) da FMVZ. “Aqui no Cempas, o residente vai participar do atendimento aos animais e auxiliar nas pesquisas que desenvolvemos”, conta o professor Carlos Roberto Teixeira, do Departamento de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária, e responsável pelo serviço de atendimento aos animais silvestres do Hospital Veterinário. “Já no Zoológico, o residente deve colaborar praticamente em todas as etapas da rotina de atividades, incluindo a clínica, o manejo, vacinação e alimentação dos animais”.

Referência

O novo residente assumiu suas funções no Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, no dia 2 de fevereiro, e está animado com o programa. “Os casos são intensos, mas além da clínica participo de muitas outras atividades”, informa Marcelo. “O programa é bem completo e a orientação dos profissionais que trabalham aqui é ótima”.

O Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros é um dos maiores do País e recebe milhares de visitantes anualmente. Apontado como referência na América Latina no que se refere a lazer, pesquisa, preservação e educação ambiental, obteve a classificação A, a mais alta conferida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama).

“A parceria entre o Zoológico e a FMVZ, também reconhecida nacionalmente, me fez tentar essa residência”, afirma o médico-veterinário. “Devido à grande qualidade de instituições envolvidas, minha expectativa é a melhor possível”. O programa tem colaborado para formar recursos humanos da melhor qualidade no que diz respeito ao tema, salienta o professor Teixeira. “Todos os residentes que passaram pelo programa fizeram questão de permanecer atuando na área e desenvolveram trabalhos de pós-graduação na FMVZ”. O Programa de Residência em Medicina Veterinária de Animais Selvagens tem duração de dois anos e funciona com bolsas pagas pela Prefeitura de Sorocaba.

Da Agência Imprensa Oficial e da Unesp