Resgatistas da AutoBAn aprendem a linguagem dos sinais

Médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que prestam atendimento nas rodovias vão praticar o treinamento de libras

sáb, 08/12/2007 - 15h39 | Do Portal do Governo

Na sexta-feira, 7, as equipes de resgate do AutoBAn que atuam no Sistema Anhangüera-Bandeirantes receberam treinamento para se comunicar por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Os profissionais foram treinados por instrutores da ATEAL – Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem, que desenvolveram e criaram material voltado para as situações vivenciadas no atendimento a vítimas de acidentes, utilizando a linguagem específica do resgate. O curso visa capacitar a equipe de resgatistas da AutoBAn a utilizar comunicação adequada no atendimento a pessoas com deficiência auditiva.

Dominar a linguagem de sinais para dizer frases simples como “você está bem?”, “calma, somos do resgate, estamos aqui para ajudar” pode fazer a diferença na hora do atendimento. “Saber se comunicar com um deficiente auditivo em situações delicadas, como em um acidente, é fundamental. Temos que estar preparados para salvar todas as pessoas”, explica Marcelo Teixeira, médico coordenador do Resgate da AutoBAn.

A Língua Brasileira de Sinais foi reconhecida oficialmente pela Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, como meio legal de comunicação e expressão. Pela lei, a Libras é, ao lado do português, a língua oficial adotada no Brasil. O sistema lingüístico de natureza visual – motora, com estrutura gramatical própria, constitui um sistema de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.

Da Secretaria Estadual de Transportes

(I.P.)