Reserva técnica do Cantareira tem captação iniciada

Reserva possui a mesma água do volume útil do sistema e já é utilizada pelas cidades da região de Campinas para abastecimento

seg, 19/05/2014 - 13h07 | Do Portal do Governo

O nível do Sistema Cantareira ganhará mais 182,5 bilhões de litros de água, e desde a última sexta-feira, 16, teve o nível elevado para 18,5% .O Governo do Estado e a Sabesp iniciaram a captação de águas da reserva técnica da represa Jaguari/Jacareí, em Joanópolis. 

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

A obra é composta por 17 bombas flutuantes, que devem retirar o volume de água abaixo da comporta de captação das represas e encaminhá-lo aos túneis, seguindo o trajeto normal até a Estação de Tratamento de Água Guaraú, na zona norte da capital.

Na estação, a água recebe tratamento dentro dos padrões de qualidade seguidos pela Sabesp. A água distribuída à população respeita a portaria 2.914 do Ministério da Saúde e é analisada nos laboratórios da companhia, que seguem as normas NBR ISO/IEC-17025 e são certificados pelo Inmetro.

A reserva técnica possui a mesma água do atual volume útil do sistema e já é utilizada pelas cidades da região de Campinas para abastecimento. É a água desse volume que é liberada das represas pelos rios que seguem até a região.

Caso o volume de chuvas em São Paulo volte à normalidade, o uso da reserva técnica deverá ser suspenso, com retorno ao modelo de captação anterior.

Do Portal do Governo do Estado