República para egressos de unidades de acolhimento de dependentes químicos é inaugurada

Local, que fica na cidade de São Paulo, é destinado para a população egressa de Comunidades Terapêuticas e do Cratod

sáb, 24/10/2020 - 11h36 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Secretaria de Desenvolvimento Social

Nesta terça-feira (20), São Paulo recebeu a 1ª República de Proteção Social da capital, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social. O local, que fica no bairro da Vila Mariana, é destinado para a população egressa de Comunidades Terapêuticas e do Cratod (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas).

Voltada para o público masculino e com capacidade para 16 pessoas, a República de Proteção Social é um serviço de acolhimento modelo residencial desenvolvido na perspectiva de cogestão com os residentes, com o intuito de acolher, disponibilizar atendimento psicológico, acompanhar cursos técnicos, qualificação profissional e educação financeira, inserir no mercado de trabalho e fornecer atividades para o desenvolvimento gradual da autonomia, mobilidade social e capacidade de autossustento.

A secretária de Desenvolvimento Social do Estado, Célia Parnes, recepcionou os residentes, apresentou as novas instalações e conversou com eles sobre o processo de reinserção social.

“Essa inauguração materializa o serviço de proteção social de ponta a ponta a este grupo de pessoas com múltiplas vulnerabilidades sociais, visando o suporte para o desenvolvimento da independência integral de cada um deles”, explicou Célia Parnes.

Equipe

Contando com uma equipe multidisciplinar, cada unidade tem um coordenador, um psicólogo, um assistente social e um socioeducador. Além disso, na infraestrutura, a República dispõe de quartos com beliches e armários, sala de convivência, cozinha, banheiros e lavanderia.

“É a partir de iniciativas como esta que garantimos a inclusão social desses adultos, com a perspectiva de uma redução gradual e substancial da situação de abandono e vulnerabilidade, além de nos atentarmos e atuarmos ativamente para a redução nos índices de recaídas dos dependentes químicos ao dar o apoio necessário para que busquem a retomada de seus planos de mobilidade social”, completou a secretária.

Programa Recomeço

O Programa Recomeço é uma iniciativa do Governo do Estado que promove a prevenção, o controle e a requalificação da população adicta em virtudes do uso de substância psicoativas, além de proporcionar o acesso à justiça e cidadania, apoio socioassistencial e tratamento de saúde aos usuários, suas famílias e comunidade.

A atuação é por meio de ações intersecretariais, órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta do Estado e dos Municípios, bem como organizações privadas com interesses convergentes aos objetivos do Programa.

Atualmente, o Recomeço dispõe de mais de 1,3 mil vagas de acolhimento institucional, subdivididas entre Comunidades Terapêuticas e Repúblicas. A atividade de acolhimento é realizada por organizações sociais por meio de Edital Público.

O serviço de acolhimento em Comunidades Terapêuticas é ofertado de forma voluntária para pessoas de ambos os sexos maiores de 18 anos, em espaço protegido e de cuidado transitório que proporcione a melhoria da qualidade de vida, garantia de direitos e autonomia dos indivíduos com problemas decorrentes do uso de substâncias psicoativas.