República Dominicana é tema de mostra no Memorial da AL

Exposição homenageia também os 163 anos da independência do país

ter, 27/02/2007 - 22h01 | Do Portal do Governo

O Memorial da América Latina em parceria com o Consulado Geral da República Dominicana expõe até o dia 11, a mostra Primazias da América. A exposição, que também homenageia os 163 anos da independência do país, reúne fotos de monumentos históricos da República Dominicana, da chegada de Cristóvão Colombo às Américas até o começo do século XVI.

 Cerca de 35 painéis de 1,20m x 1m mostram os monumentos da zona colonial de São Domingos, que foram restauradas em 1992 para comemorar os 500 anos da Descoberta da América. A Organização das Nações Unidas para a Cultura (UNESCO) reconhece estas edificações como Patrimônio Mundial da Humanidade.

 Entre as construções, está o Alcázar de Colón – a casa onde morou Diego Colombo, filho de Cristóvão, e sua esposa, María de Toledo. Mobiliários e tapeçarias foram mantidas intactas.  

 São Domingos é considerada a primeira cidade de estrutura renascentista da América. Seu traço quadriculado, com ruas amplas e retilíneas, constitui um vivo reflexo do ideal racionalista, que despontava no pensamento ocidental. Entre o seu patrimônio arquitetônico estão templos, monastérios, palácios e edifícios.

 Na sexta-feira (02/03) será inaugurada a Mostra de Cinema da República Dominicana, com a apresentação de dez filmes do país. Também acontecerá uma palestra com o jornalista e crítico dominicano Félix Manuel Lora Robles, às 21h.

Serviço:

De 27 de fevereiro a 11 de março

Memorial da América Latina

Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda. Grátis

(11) 3823-4600

www.memorial.sp.gov.br

Da Secretaria da Cultura

C.M.