Répteis são atração para crianças no Zoológico

Em duas apresentações por dia, monitores falam sobre o meio ambiente

qua, 08/10/2008 - 11h09 | Do Portal do Governo

Duas efemérides marcam o mês de outubro: o Dia Mundial dos Animais e em seguida o Dia das Crianças. A primeira data cai no dia 4 e a segunda no dia 12, mas o Zoológico de São Paulo preparou uma atração especial para o mês inteiro.

Todos os dias, a equipe de Educação Ambiental realiza apresentações didáticas com répteis e promove a interação entre os visitantes e essas espécies de animais. Duas vezes por dia, às 10 e às 15 horas, os monitores apresentam “Bolinha”, uma serpente da espécie píton-bola, o “Pirata”, um lagarto teiú, o “Touché”, um jabuti, e o “Tigrão”, uma tartaruga mais conhecida como tigre-d`água.

Durante as apresentações, os visitantes têm a oportunidade de conhecer os animais e as suas características, sempre enfatizando a importância da conservação desses animais no meio ambiente.“O importante é fazer com que os visitantes, principalmente as crianças, saiam do parque com uma opinião diferente sobre os répteis, deixando de encará-los como animais nojentos, passando a adotar práticas novas no seu dia a dia”, diz Inaiá Sedenho, bióloga que participa do Programa de Aprimoramento Profissional do Zôo.

As apresentações acontecem na Alameda Urso, em frente ao recinto do tamanduá-bandeira.

O Parque Zoológico de São Paulo localiza-se na Avenida Miguel Stéfano, 4.241, no Bairro da Água Funda, na Zona Sul da Capital, com horário de funcionamento das 9 às 17 horas, de terça a domingo. A venda de ingressos encerra-se às 16:30 horas. Abre às segundas-feiras somente quando for feriado ou véspera de feriado. Mais informações pelo telefone 11-5073.0811.

Quem desejar ir de ônibus deve descer no Terminal Metropolitano da EMTU, no Jabaquara, e tomar os microônibus (integração), ou tomar os ônibus com saídas no Terminal Parque D. Pedro e na Rua Líbero Badaró. De Metrô, descer no Terminal Jabaquara e tomar os microônibus (integração) ou os ônibus nas estações São Judas e Saúde, da Linha Norte-Sul.

Os répteis

Popularmente conhecidos como animais de sangue frio, os répteis são, na verdade, animais ectotérmicos, ou seja, dependem do calor do ambiente externo para regular a sua temperatura corpórea.

Os teiús são lagartos, que pode atingir 140 cm de comprimento e pesar quase 5 kg. Esses animais são encontrados desde o sul da Amazônia até o norte da Argentina, habitando florestas, cerrados e caatingas. São onívoros, isto é, têm alimentação variada, não desprezando nada: frutos, insetos e mesmo roedores, aves e outros répteis de menor porte. São ovíparos, desovando de 30 a 36 ovos por postura, cuja incubação leva de 60 a 90 dias.

Os tigres-d’água são tartarugas que habitam pântanos, banhados, lagos, rios e riachos do Rio Grande o Sul ao Uruguai e nordeste da Argentina. O nome popular decorre das listras amarelas e alaranjadas sobre fundo verde, fazendo-os se assemelharem ao tigre. A espécie, por causa de sua beleza enquanto filhote, torna-a uma das principais vítimas do comércio ilegal de animais. No entanto, na fase adulta, as fêmeas podem atingir até 30 cm e, os machos, 25 cm tornando-se um problema para os donos que acabam abandonando-os na natureza, causando um problema ambiental.

O jabuti é também uma tartaruga, com uma característica que é a longevidade, vivendo mais de 50 anos e alcançar 45 cm de comprimento. Tem um casco que é uma estrutura ossificada, como há mais de 200 milhões de anos, que lhe serve como proteção contra predadores. A coluna vertebral e costelas desses répteis estão fundidas à carapaça. Alimenta-se de frutas, folhas, flores e até mesmo de carne de animais mortos.

Os pítons são serpentes originárias do sudeste da Ásia e da Indonésia, onde habitam as savanas e florestas. Parentes das jibóias e sucuris, são serpentes de grande porte que matam as suas vítimas por constrição, isto é, sufocam-nas enrolando-se nelas e impedindo-as de respirar. Alguns povos os tinham como animais sagrados e sua pele era utilizada para cobrir as pitonisas, ou as adivinhas do deus Apolo, na Grécia antiga.–

Cetesb