Reprodutores e matrizes de linhagens vão a leilão dia 25

São cerca de 200 animais, entre machos e fêmeas de quatro raças – Nelore, Gir, Guzerá e Caracu

sex, 24/10/2008 - 16h04 | Do Portal do Governo

Neste sábado, 25, o Instituto de Zootecnia – IZ, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento promove o leilão de Reprodutores e Novilhas das Linhagens IZ. São cerca de 200 animais, entre machos e fêmeas de quatro raças – Nelore, Gir, Guzerá e Caracu. O Leilão ocorrerá no recinto da Feapam, em Ribeirão Preto (SP).

O projeto de Seleção das Raças Zebuínas do Centro de Pesquisa em Bovinos de Corte (Estação Experimental de Sertãozinho) iniciou em 1976. Desde então, o critério de seleção dos machos é o desempenho individual na Prova de Ganho de Peso (PGP) e das fêmeas é o peso ao sobreano (gado com mais de um ano de idade) em regime de pastagem.

De acordo com Maria Eugênia Mercadante, pesquisadora do IZ, o ganho genético para estas categorias tem sido quase um por cento da média ao ano. Atualmente, alguns touros Nelore IZ estão entre os de maior DEP – Diferença Esperada na Progênie – para pesos ao ano e ao sobreano nos sumários de touros da raça Nelore publicados no Brasil.

“Pelo fato do rebanho Nelore IZ ser fechado à introdução de material genético de fora e pela evidente capacidade dos touros Nelore IZ em colocar velocidade de crescimento e músculo nos bezerros, esses animais já são conhecidos como Linhagem IZ, uma linhagem de peso”, ressalta Maria Eugênia.

De acordo com o coordenador da Prova, Leopoldo Andrade de Figueiredo, pesquisador do Centro de Bovinos de Corte do IZ, o leilão sempre ocorre após o encerramento da Prova de Ganho de Peso (PGP). Nesse ano serão comercializados os animais que participaram da etapa 2007 e de provas anteriores, sendo 16 machos e 4 fêmeas da raça Gir; 24 machos e 12 fêmeas da raça Guzerá; 59 machos e 54 fêmeas da raça Nelore e 19 machos e 12 fêmeas da raça Caracu. O evento encerrará a 58ª Prova de Ganho de Peso de 2008.

Sêmen – O IZ também comercializará doses de sêmen de renomados reprodutores da Linhagem IZ. Os criadores interessados devem levar o botijão para transporte do material.

O Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio de Bovinos de Corte do IZ fica na Rodovia Carlos Tonanni, SP- 333, Km 94, Sertãozinho (SP). Mais informações pelos telefones (16) 3491-6156 / 3491-6157 / 9127.4562, (19) 3466.9430.

Serviço

Leilão de Reprodutores e novilhas linhagens IZ 2008
Local: FEAPAM – Parque Permanente de Exposições Feapam
Rua Orestes Lopes de Camargo, s/n – próximo ao Aeroporto Leite Lopes.
Ribeirão Preto – SP

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento