Representantes dos Comitês de Bacias Hidrográficas se reúnem na Cetesb

Encontro realizado no dia 10 de março buscou alinhar diretrizes e metas nos projetos tratados nos grupos em São Paulo

ter, 17/03/2020 - 16h20 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Cetesb

Representantes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) nos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) do Estado estiveram reunidos em 10 de março, na capital, para destacar a importância do papel da agência no Sistema Estadual de Recursos Hídricos e como os interlocutores podem colaborar no aperfeiçoamento de projetos em discussão nos CBHs, com o apoio técnico das diversas áreas técnicas da entidade.

Segundo a diretora-presidente da Cetesb, Patrícia Iglecias, todos os pontos de interesse que estejam em pauta nos Comitês devem ser levantados pelos representantes, bem como as decisões e as dificuldades encontradas nas reuniões plenárias ou nas Câmaras Técnicas.

Posteriormente, essas questões devem ser repassadas ao Grupo Técnico de Acompanhamento, instalado na empresa para acompanhar o que vem sendo discutido nessas reuniões. Esse trabalho será acompanhado pelo representante na presidência, o assistente-executivo, João Potenza, e também pela interlocutora entre os representantes dos CBHs, a assessora Maria Emília Botelho.

“É importante que haja um entrosamento entre todos os representantes. De parte da presidência, estamos coordenando esta representação nos Comitês de Bacias, com diretrizes e metas a serem atingidas”, afirmou Patrícia Iglecias.

Aprimoramento

A reunião também teve a participação do coordenador de Recursos Hídricos da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado (SIMA), Rui Brasil Assis, que apresentou um breve histórico do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos, abordando acontecimentos da década de 1980, a evolução dos Comitês, bem como a importância do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) em alavancar seu funcionamento.

O coordenador falou, ainda, sobre a situação atual do Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo (SIGRH) e desafios da Coordenadoria, como o aprimoramento dos planos de recursos hídricos, o desenvolvimento de diretrizes para o enquadramento/reenquadramento dos corpos de água e a revisão do modelo de agência de bacia, entre outros.

“Foi um espaço para trocar ideias e responder questões de interesse dos participantes da Cetesb nos CBHs”, concluiu Rui Brasil Assis.