Representantes do Governo Chinês visitam a Seads

Foram discutidos temas como o sistema administrativo e operacional de controle das ações assistenciais

seg, 12/01/2009 - 13h05 | Do Portal do Governo

Em visita ao Brasil pela quarta vez consecutiva, representantes do governo chinês se reuniram na quarta-feira, 7, com o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social em exercício Carlos Nabil e a coordenadora de gestão estratégica da Seads, Marilena Malvezzi para discutir sobre a política social exercida pelo Estado de São Paulo. Temas como o sistema administrativo e operacional de controle das ações assistenciais serviram de pauta para o bate-papo.

Desta vez, vieram representando a China o Diretor Adjunto de Assistência Social, do Ministério dos Assuntos Civis, Wang Zhikun; o chefe de Divisão do Departamento Assistência Social, do Ministério dos Assuntos Civis, Guo Hongquan; o Chefe de Divisão do Departamento de Política e Legislação do Ministério dos Assuntos Civis, Wu Ming; o inspetor do Departamento de Assuntos Civis da Província de Hunan, Liu Jinsheng; o diretor adjunto do Departamento de Assuntos Civis da Província de Heilongjiang, Shang Taoshan e o Diretor Adjunto do Departamento de Assuntos Civis da Província de Juangsu, Niu Xuexing. Além de reuniões, o grupo fará também cursos de aperfeiçoamento em gestão. Na América do Sul, percorrerão ainda o Rio de Janeiro e a Argentina.

Dentro dos temas abordados, a questão do controle operacional das ações sociais e a sua eficiência chamaram atenção dos gestores chineses. A forma como a Lei Orgânica de Assistência Social, LOAS, funciona e o trabalho intergovernamental realizado em parceria com as três instâncias Federal, Estadual e Municipal também se destacaram.

Atualmente, um dos maiores problemas enfrentados pela China é o êxodo rural. Segundo estudo realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), aproximadamente 300 milhões de camponeses chineses emigrarão para as cidades nos próximos 20 anos.

Após o encontro realizado pela manhã, o grupo visitou o Clube da Turma Itaquera, projeto financiado pela Seads e executado pela entidade Obra Social Dom Bosco, liderada pelo Padre Rosalvino. O projeto atende 1.200 crianças de 7 a 17 anos provenientes de famílias socialmente vulneráveis. O Governo do Estado de São Paulo já recebeu visitas de integrantes do Governo Chinês em outras pastas como Educação, Cultura, Agricultura, Economia, Planejamento e Desenvolvimento, assim como Assembléia Legislativa e Tribunal de Justiça do Estado.

Sobre o Clube da Turma

Os clubes são espaços que propiciam o desenvolvimento de atividades diversificadas para crianças e adolescentes, possibilitando vivências através da arte-educação, expandindo sua criatividade, sua iniciativa e sua expressão. O objetivo é atender prioritariamente crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, residentes nos focos de exclusão social, oferecendo atividades complementares ao período escolar e ações socioeducativas para as famílias.

Da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social