Representantes do Estado e empresários paulistas seguem para o Japão

Os objetivos da viagem são atrair novos investimentos para São Paulo, estreitar relacionamentos e comemorar o centenário da imigração japonesa ao Bras

qui, 17/04/2008 - 17h46 | Do Portal do Governo

A comitiva liderada pelo vice-governador e secretário de Desenvolvimento, Alberto Goldman viaja na noite desta quinta-feira (17/04), ao Japão em missão empresarial, realizada em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e Prefeitura da Cidade de São Paulo.  

A Missão Empresarial Brasil-Japão tem o objetivo de estreitar o relacionamento entre os dois países, trabalhar na atração de investimentos para o Estado de São Paulo e apresentar oportunidades de negócios. Além disso, a viagem faz parte das comemorações do centenário de imigração japonesa no Brasil.

Para o vice-governador do Estado e secretário de Desenvolvimento, Alberto Goldman, a comemoração do Centenário é um bom gancho para melhorar o relacionamento de São Paulo com o Japão. O país asiático já investiu muito no Brasil, especialmente até a década de 70, mas nos últimos anos a relação se enfraqueceu. “Pretendemos retomar as parcerias públicas e fortalecer as privadas”, destacou.

Além do vice-governador Alberto Goldman, a delegação conta com a presença do secretário de Esporte, Lazer e Turismo, Claury Alves da Silva; e do secretário de Agricultura e Abastecimento; João de Almeida Sampaio Filho.

A missão também tem um caráter cultural, esportivo e de turismo. O secretário estadual de Esporte, Lazer e Turismo, Claury Alves da Silva explicou que entre os projetos paulistas a serem apresentados estão ações de turismo, como os destinos especiais voltados para os japoneses. Entre eles, o Circuito das Frutas, a Rota Caminhos da Liberdade, o Circuito da Mantiqueira e o Roteiro das Fazendas Históricas Paulistas.

“As oportunidades de negócios e os preparativos para a Copa do Mundo de 2014 também aparecem na pauta, além da aproximação dos esportes de maior tradição japonesa, o beisebol e o sumô”, informou o secretário.

Empresários paulistas também estarão presentes na missão. A FIESP recrutou um grupo de 70 empresários, representando 36 indústrias, para participar das rodadas de negócios com os empresários japoneses. A prefeitura da cidade de São Paulo também participará levando uma programação cultural ao país asiático. A comitiva permanecerá no Japão até o dia 27 de abril.

Cintia Cury com Secretaria de Desenvolvimento e Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo