Representante do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente dá palestra na Capital

Evento que debate sobre Economia Verde é promovido pela Secretaria do Meio Ambiente

seg, 13/09/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

O indiano Pavan Sukhdev, assessor especial do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), estará em São Paulo nesta segunda-feira, 13, para debater um novo modelo de economia baseado na sustentabilidade. Economista sênior do Deutsche Bank, Sukhdev participará do debate “Economia Verde: da intenção à ação”, promovido pela Secretaria do Meio Ambiente, que irá tratar dos novos desafios do desenvolvimento e como fazer negócios sem agredir a natureza.

Convidado em 2007, durante encontro do G8, a coordenar o estudo intitulado de “A economia dos ecossistemas e da biodiversidade” (Teeb, na sigla em inglês), Sukhdev viaja pelo mundo para apresentar alguns resultados prévios desse trabalho que estima uma possível perda anual de até 4,5 trilhões de dólares em função da destruição de florestas, mananciais e vegetações de mangues. A conclusão final desse trabalho será apresentada em outubro, me Nagoya, no Japão.

O encontro também terá a participação do representante do Vitae Civilis na Green Economy Coalition (Coalizão para Economia Verde) Aron Belinky, do secretário do Meio Ambiente, Pedro Ubiratan Escorel de Azevedo, da representante do PNUMA no Brasil, Cristina Montenegro, do coordenador da agenda de Economia Verde no Estado de São Paulo, Casemiro Tércio de Carvalho, de o Diretor Técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), Clemente Ganz Lucio. A moderação das discussões será feita por Oswaldo Lucon, representante do governo do Estado no Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas.

O “Economia Verde: da intenção à ação” é também uma prévia da 1ª Bolsa Internacional de Negócios da Economia Verde – BINEV, que acontecerá entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro na Fecomercio e reunirá aproximadamente duas mil pessoas do Brasil e do Mundo para debates, negociações e trocas de experiências entre projetos voltados para esta agenda.

Da Secretaria do Meio Ambiente