Repositório da Unicamp reúne material didático de apoio à aprendizagem de Matemática

Sistema da Universidade Estadual de Campinas possui cerca de 170 mil usuários e ultrapassou 1,5 milhão de acessos

qua, 24/06/2020 - 17h28 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Reprodução/Unicamp

Lançado em 2017 pelo Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o repositório de materiais didáticos de apoio às principais disciplinas de Matemática do ensino universitário já possui cerca de 170 mil usuários e ultrapassou 1,5 milhão de acessos recentemente.

O acervo reúne exercícios, videoaulas e outros conteúdos que auxiliam, por exemplo, na complementação da aprendizagem durante o ensino remoto. Os interessados podem acessar o repositório pelo seguinte link: https://cursos.ime.unicamp.br/.

Conforme explica o responsável pelo repositório, professor do IMECC Marcelo Firer, embora a internet propicie uma ampla gama de conteúdos, o diferencial do repositório está na seleção do material.

“Existe uma quantidade enorme de materiais disponíveis online, mas esse material varia muito na sua qualidade. É importante destacar que o repositório traz material selecionado, com curadoria, e tem coisas para muitos gostos”, salienta ao Portal da Unicamp.

Conteúdo

Segundo o docente, é muito difícil que uma pessoa aprenda somente estudando online, os materiais podem ajudar na aprendizagem. Assim, a ideia foi criar um agregador de conteúdo qualificado para dar acesso aos materiais de apoio. Os conteúdos se referem, no momento, às disciplinas básicas da Matemática: Geometria Analítica, Cálculo Diferencial e Integral de uma ou mais variáveis.

Para cada disciplina, o repositório possui cerca de 1.200 exercícios e problemas. Além disso, há mais de 300 videoaulas, cerca de 150 applets (demonstrativos, feitos geralmente com o Geogebra), links para aproximadamente 1500 micro aulas e vídeos curtos, notas de aula e provas e exames de diversas universidades renomadas do Brasil e do exterior.

Acesso

As cidades que mais acessam o repositório são: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Campinas e Maputo. Marcelo também observa que 92% dos usuários são brasileiros, mas há acessos de todos os países de língua portuguesa, como Portugal e Angola, e também de países como os Estados Unidos.

“O acesso vem crescendo o tempo todo, e aumenta durante esse período [de ensino remoto], mas já estava aumentando de modo geral a cada semestre”, compartilha Marcelo.

Apesar da grande maioria dos acessos virem de estudantes, público para qual o repositório foi planejado, o professor aponta que há ferramentas voltadas a professores, ajudando-os a elaborar listas de exercícios e provas. Para permitir que os colegas professores adotem mais de uma referência bibliográfica, também há uma tabela de equivalência entre os conteúdos dos principais livros-textos das disciplinas.