Renovias lança campanha sobre riscos do excesso de velocidade

Denominada de Menor Risco, Maior Responsabilidade, campanha distribuirá 35 mil folhetos nas praças de pedágio

dom, 19/12/2010 - 11h00 | Do Portal do Governo

A concessionária Renovias lançou mais uma etapa da Campanha Educacional de Segurança no Trânsito da Renovias, denominada Menor Risco, Maior Responsabilidade. O objetivo é alertar os motoristas sobre os riscos de dirigir em alta velocidade. Para isso, serão distribuídos 35 mil folhetos nas praças de pedágio.

Exceder os limites é apontado como um dos grandes responsáveis por acidentes nas estradas e tem influência direta não apenas sobre a frequência das ocorrências, mas principalmente sobre a gravidade dos ferimentos das vítimas.

Um acréscimo de 20 km/h para o motorista que está dirigindo a partir de 60 km/h representa um aumento da ordem de 50% na distância de frenagem. “A pressa pode causar consequências irreparáveis, por isso, a prudência e o respeito aos limites de velocidade são fundamentais para garantir a segurança durante as viagens”, ressalta o gerente de operações de tráfego, Rogério Bahú.

Além do excesso de velocidade, a campanha aborda medidas para evitar atropelamentos e reforça a importância de manter distância entre os veículos para reduzir os riscos de colisão traseira. Mensalmente, são distribuídos 35 mil folhetos alternando os temas estabelecidos.

Outra forma adotada para conscientizar os motoristas são 22 faixas-banner implantadas nos trechos de maior movimento das rodovias SP-340 e SP-344. As faixas contêm mensagens que levam os motoristas a refletir sobre sua responsabilidade no trânsito.

A iniciativa integra o Programa de Redução de Acidentes (PRA), instituído pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). A malha viária da Renovias liga Campinas, Circuito das Águas e sul de Minas: SP-340 (Campinas/Mococa), SP-342 (Mogi Guaçu/Águas da Prata), SP-344 (Aguaí/Vargem Grande do Sul), SP-350 (Casa Branca/São José do Rio Pardo) e SP-215 (Vargem Grande do Sul/Casa Branca), com extensão de 345,6 km.

Da Artesp