Renovias lança campanha sobre riscos de colisão traseira

Campanha também abordará medidas para evitar atropelamentos e reforçará a importância de respeitar os limites de velocidade

seg, 01/11/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

Já começou a segunda etapa da Campanha Educacional de Segurança no Trânsito da Renovias. Denominada “Menor Risco, Maior Responsabilidade”, a campanha alerta os motoristas sobre os riscos de colisão traseira, serão distribuídos 35 mil folhetos nas praças de pedágio.

A principal recomendação do gerente de operações de tráfego, Rogério Bahú, é manter distância segura entre os veículos como forma de evitar esse tipo de acidente. “Prudência nunca é demais. Quanto mais longe estiver do veículo à frente, maior será a possibilidade do motorista agir de forma correta e segura no caso de uma frenagem brusca”, argumenta.

O folheto traz como indicativo sobre a distância mínima ideal a “Regra dos Dois Segundos”. Para ser aplicada, é necessário ter como referência uma placa de sinalização ou outro objeto fixo na estrada. Quando o veículo que estiver na frente passar por ele, deve-se contar dois segundos pausadamente (1001… 1002). Se o motorista que trafega atrás não passou pelo mesmo ponto ao completar dois segundos, é sinal de que a distância mínima está adequada.

Além dos riscos da colisão traseira, a campanha abordará medidas para evitar atropelamentos e reforçará a importância de respeitar os limites de velocidade. Mensalmente, serão distribuídos 35 mil folhetos alternando os temas estabelecidos, totalizando 420 mil impressos. Outra forma adotada para conscientizar os motoristas é a implantação de 22 faixas-banner nos trechos de maior movimento das rodovias SP-340 e SP-344. As faixas contêm mensagens que levam os motoristas a refletir sobre sua responsabilidade no trânsito.

A iniciativa integra o Programa de Redução de Acidentes (PRA), instituído pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). A campanha é patrocinada pela concessionária Ford Divem.

A malha viária da Renovias liga Campinas, Circuito das Águas e sul de Minas: SP-340 (Campinas/Mococa), SP-342 (Mogi Guaçu/Águas da Prata), SP-344 (Aguaí/Vargem Grande do Sul), SP-350 (Casa Branca/São José do Rio Pardo) e SP-215 (Vargem Grande do Sul/Casa Branca), com extensão de 345,6 km.

Da Artesp