Renovias inicia ampliação de viaduto na SP-342

Atual viaduto tem 13,6 metros de extensão e será ampliado em mais 13,2 metros

sex, 13/08/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

A Renovias inicia neste sábado, 14, a ampliação do viaduto Hélio Correa da Fonseca (km 227+300) no trecho que corta o perímetro urbano de São João da Boa Vista. O prolongamento é fundamental para a duplicação da pista e irá manter a mesma concepção da estrutura existente.

A obra terá tabuleiro (piso) em laje maciça de concreto armado, que se apoiará de um lado no viaduto existente e, do lado oposto, em estrutura estaqueada que será implantada junto à Rua Santa Maria.

O atual viaduto tem 13,6 metros de extensão e será ampliado em mais 13,2 metros. Os serviços serão basicamente os mesmos realizados no viaduto Cyro Galvani, no km 226+300, que também foi recentemente ampliado pela Renovias. O viaduto Hélio Correa da Fonseca permite o acesso da Rua Santa Maria com a Avenida 13 de Maio. Nesse segmento, a concessionária implantou ainda um viaduto no km 226+400, que liga as Ruas João Pessoa e Mato Grosso, formando um binário de ligação entre o Centro e o Bairro DER.

Também serão iniciados os trabalhos de construção de agulha que permitirá acesso da SP-342 para a Avenida João Batista Barbosa (km 226+600). O dispositivo terá 250 metros de extensão e fica entre a Rua Cota Camarinha e a Rua Farid Jabur. O prazo de conclusão desses trabalhos é abril de 2011. O investimento é de aproximadamente R$ 2,1 milhões.

Essas melhorias integram as obras de duplicação da SP-342 no trecho urbano de São João da Boa Vista e permitem separar o tráfego interno da cidade e o da rodovia, possibilitando também melhorar as ligações viárias entre o Centro e vários bairros, como DER, Jardim São Nicolau, Jardim Fleming e Vila Brasil, cuja região abrange cerca de 25 mil moradores.

Alteração de tráfego

Com as obras, o tráfego de veículos será desviado a partir de segunda-feira, 16, para os viadutos da Rua Mato Grosso e da Rua Henrique Cabral de Vasconcelos, ambos no bairro DER. Também será liberado o tráfego na descida da Avenida 13 de Maio, sentido bairro. Para maior segurança dos motoristas que cruzam a Rua Mato Grosso será instalado um semáforo na esquina com a Rua Luiz Lazaro Zamenhof.

Todas essas mudanças estão sendo informadas aos motoristas que trafegam por essa região desde quinta-feira, 12, com a distribuição de folhetos junto ao semáforo existente no cruzamento da Rua 13 de Maio com o viaduto Hélio Correa da Fonseca.

A malha viária da Renovias liga Campinas, Circuito das Águas e sul de Minas: SP-340 (Campinas/Mococa), SP-342 (Mogi Guaçu/Águas da Prata), SP-344 (Aguaí/Vargem Grande do Sul), SP-350 (Casa Branca/São José do Rio Pardo) e SP-215 (Vargem Grande do Sul/Casa Branca), com extensão de 345,6 km.

Da Artesp