Renato Teixeira e Oswaldinho do Acordeon animam a Virada Cultural em São José do Rio Preto

Evento acontece sábado e domingo, dias 19 e 20

sex, 18/05/2007 - 15h33 | Do Portal do Governo

Renato Teixeira, referência da música brasileira de raízes caipiras, e Oswaldinho do Acordeon, referência da música nordestina, são as principais atrações da Virada Cultural Paulista, que acontece sábado e domingo, dias 19 e 20,  na primeira edição da Virada Cultural Paulista.

A exemplo do que aconteceu na Capital, a maratona cultural irá apresentar 24 horas de shows e expressões artísticas de todos os gostos e gêneros, em 10 das maiores cidades do Estado de São Paulo.

Em São José do Rio Preto, além de atrações  com artistas de renome nacional e regional, haverá apresentações teatrais, dança, artes circenses e performáticas, concertos, filmes,  e mostras de artes. Para o público infantil, por exemplo, há o espetáculo  “Portinari Pé de Mulato”,  da Cia. Articularte, com direção de Dario Uzam. Inspirado na obra do pintor Cândido Portinari, a peça  homenageia os 40 anos de morte do pintor e seu centenário de nascimento.

Um outro show bastante aguardado é do grupo Teatro Mágico, musical que reúne elementos do teatro, do circo, da poesia, da dança, da literatura e do cancioneiro popular – com a presença de trapezistas, atrizes, poetas e malabaristas.

A Virada Cultura em Rio Preto irá acontecer em três locais: Anfiteatro Profº Nelson Castro (palco principal), Cine Eldorado e  SESC Rio Preto.

Confira a programação completa:

Dia 19/05

18h Abertura oficial

Local: palco principal

A partir das 18h Ação de Grafitagem Com curadoria do grafiteiro Ise, diversos artistas confeccionam um painel urbano.

Local: Parque Ecológico

A partir das 18h Tapetes A artista plástica Cecília Stelini confecciona, com a ajuda do público, um tapete de 1.000 metros quadrados feito de serragem e pétalas de flores.

Local: beira da represa

18h30 Alta Conexão A banda riopretense, já conhecida do público por suas diversas participações em shows da cidade, apresenta repertório instrumental e de MPB.

Local: palco principal

19h Retalhos da Memória Com: Núcleo de Teatro do SESI Sorocaba/Direção: Junior Mosko

Fruto do processo de pesquisa desenvolvido junto aos atores do núcleo de Teatro do SESI Sorocaba, o espetáculo de dança-teatro aborda aspectos da vida e da memória.

Local: Teatro do SESC Rio Preto

20h30 Balacubaco Banda formada em Ribeirão Preto em 2002, apresenta ritmos dançantes de origem cubana e brasileira como a salsa, merengue, chá-chá-chá, samba, mambo e baião.

Local: Represa – Anfiteatro Prof° Nelson Castro

21h POP Com: Virtual Cia de Dança/Dir: Marcelo Zamora

A companhia sediada em São José do Rio Preto apresenta sua primeira coreografia, estreada em 2003.

Local: Teatro do SESC Rio Preto

21h30 Monoloko Com: Cia. CircoLando/ Direção: Miro Rizzo

Os palhaços Gambiarra e Lindalva fazem intervenções circenses utilizando técnicas de monociclo e esquetes tradicionais.

Local: palco principal

22h30 Bori Nagô Conjunto de samba formado em Araçatuba em 1998, abriu shows de grupos como Olodum e Fundo de Quintal.

Local: palco principal

23h Mombojó Formado no Recife em 2001, o grupo aposta na psicodelia lírica e sofisticação dos timbres e loops para elaborar seu som. Rock-de-refrão, bossa-nova, lounge, surf music, jazz, clássico, samba e outras referências são elementos que se mesclam num complexo de sonoridade singular.

Local: Teatro do SESC Rio Preto

Dia 20/05

0h Noitão Cinema

Vôo United 93 (United 93, EUA / Inglaterra / França, 2006, 111 minutos)

Direção: Paul Greengrass

Em 11 de setembro de 2001 o vôo 93 da United Airlines é sequestrado por terroristas, que têm por objetivo abatê-lo junto a algum símbolo norte-americano. Durante 90 minutos o avião permanece no ar, sendo que neste período os passageiros decidem reagir para evitar que os planos terroristas sejam concluídos.

Local: Cine Eldorado

0h15 Teatro Mágico Com mais de 800 shows realizados desde sua formação em 2003, o grupo apresenta o espetáculo “O Teatro Mágico: Entrada para Raros…”, projeto musical que reúne elementos do teatro, do circo, da poesia, da dança, da literatura e do cancioneiro popular – com a presença de trapezistas, atrizes, poetas, malabaristas, monociclos, perna-de-pau e até pirofagia.

Local: palco principal

1h Os Cretinos

Alex Moreno, Carla Mercado, Fábio Cadôr e Luanna Chiarelli apresentam o show de humor recheado de esquetes cômicos numa linguagem non-sense, que conta com coreografias, stand-ups, dublagens e cenas musicais.

Local: Teatro do SESC Rio Preto

2h Noitão Cinema Jogo Mortal (Stay Alive, EUA, 2006, 85 min.)

Direção: Brent Bell

Um grupo de jovens de New Orleans se depara com um novo jogo de videogame chamado “Stay Alive”. O jogo detalha a terrível história real de uma nobre mulher do século 17 apelidada de “Condessa Sangrenta”. Uma arrepiante conexão é feita quando os jogadores passam a ser assassinados que os personagens do jogo.

Local: Cine Eldorado

2h30 DJ Negralha Famoso por seus sets de Hip Hop, funk e soul, Negralha começou sua carreira em 1989 no ABC paulista tocando em festas de Black Music. Ganhou o concurso para ser DJ do grupo O Rappa em junho de 1998, e desde então vive no Rio de Janeiro.

Local: palco principal

3h Arícia Mess Veterana da cena underground carioca, uma das fundadoras do grupo Pedro Luís e a Parede, Arícia mergulha no universo da música black.

Local: Teatro do SESC Rio Preto

4h Noitão Cinema Crime Ferpeito (Crimen Ferpecto, Espanha/Itália, 105 min.)

Direção: Alex de la Iglesia

Um vendedor chique provoca acidentalmente a morte do gerente da loja em que trabalha. A situação é presenciada por uma vendedora, que passa a chantageá-lo.

Local: Cine Eldorado

8h Luis Dillah e Banda Com um trabalho voltado para a MPB, Dillah vem se apresentando com sucesso em Rio Preto e região. Os rirmos vão do samba ao funk, os autores de Cartola a Chico César.

Local: Represa – Anfiteatro Prof° Nelson Castro

9h30 às 17h30 – Programação SESC Instalação | Uni-Verso Barros

Instalação interativa que convida todos a uma viagem lúdica pela obra do escritor brasileiro Manoel de Barros, através de textos, imagens e objetos que recriam o seu universo literário.

Local: SESC Rio Preto

10h Portinari Pé de Mulato com: Cia. Articularte/ Direção: Dario Uzam

Inspirado na obra do pintor Cândido Portinari, o espetáculo infantil homenageia os 40 anos de morte do pintor e seu centenário de nascimento. A partir da atuação direta dos atores e da manipulação de bonecos, personagens dos quadros de Portinari ganham vida em esculturas e bonecos de grande elaboração.

Local: Teatro do SESC Rio Preto

11h Pelada de Rua

com: Alexandre Roit

O espetáculo circense conta com a ajuda da platéia para revelar ao mundo uma grande descoberta: o método que irá transformar um cidadão comum num grande fenômeno do futebol. O ator emprega técnicas como malabares, laço, chicote, rola-rola e acrobacia.

Local: Mercado Municipal

11h Os favoritos do Catira

Catira e cateretê são denominações de nossas danças de sapateado, derivadas do antigo fandango português. Ponteiam todo o Estado, incluindo-se a grande São Paulo.

Local: Às margens da represa

12h Projeto Guri O Projeto Guri nasceu em 1995 na Secretaria de Estado da Cultura e desde 1997 é administrado pela Associação Amigos do Projeto Guri, que em 2004 foi qualificada como Organização Social de Cultura. Após 12 anos, consolida-se como um dos projetos mais bem sucedidos na área sócio-cultural, promovendo a inclusão social de crianças e adolescentes por meio do ensino coletivo da música.

Local: Teatro do SESC Rio Preto

13h Comadre Fulozinha

Criado em 1997 por Karina Buhr, o grupo tem como base a percussão e as vozes, apresentando uma mistura de ritmos como côco, baião e ciranda com influências variadas.

Local: palco principal

14h Um Trio Viralata

O trio composto por Guga Murray (violão), Vitor Lopes (gaita de boca) e Marcelo Costa (pandeiro) apresenta repertório de composições próprias de seu segundo CD, “Viragens”.

Local: Teatro do SESC Rio Preto

14h Evelin Ruman

Oficina e ação fotográfica

A artista plástica promove uma oficina em que os participantes são fotografados com uma câmera digital e posteriormente orientados a realizar intervenções em seus retratos, utilizando materiais como tintas, canetas e recortes.

Local: SESC Rio Preto

14h30 A Bailarina e o Trapezista Com: Companhia de Estripulias Imagináveis/ dir: Gilberto Caetano

Resgatando histórias circenses da década de 30, o espetáculo conta as aventuras amorosas entre uma bailarina e o trapezista de um circo que passa por sua cidade.

Local: às margens da represa

15h Renato Teixeira Nome de referência da música brasileira de raízes caipiras, Renato Teixeira apresenta-se ao lado de seus dois filhos, Chico e João Teixeira.

Local: palco principal

16h Monoloko Os palhaços Gambiarra e Lindalva fazem intervenções circenses utilizando técnicas de monociclo e esquetes tradicionais.

Local: Represa – Anfiteatro Prof° Nelson Castro

16h Oswaldinho do Acordeon Com 22 discos lançados e gravações com as principais estrelas da MPB (como Elba Ramalho, Edson Cordeiro, Caetano Veloso e Jackson do Pandeiro), o acordeonista apresenta o repertório de seus últimos discos, Asa Branca Blues e Um Bom Forró.

Local: Teatro do SESC Rio Preto

16h – Programação SESC Quero a Lua

Com: Cia Teatral Atos & Cenas Lençóis Paulista

Com a linguagem de desenho animado, o espetáculo doce, porém crítico e educativo trata de questões fundamentais do comportamento infantil. Baseado na obra homônima de Tatiana Belinky, é um deleite em sons, gestos, figurinos e intepretação.

Local: SESC Rio Preto

17h Afro Reggae

Grupo surgido em 1993 a partir de um trabalho social realizado na Favela do Vigário Geral, no Rio de Janeiro, consolidou-se artisticamente ao longo dos anos no cenário nacional e internacional. Neste show apresentará o repertório de seu novo CD, Nenhum Motivo Explica a Guerra, que contou com a participação de artistas como Arnaldo Antunes, Nando Reis e Manu Chao.

Local: palco principal

ENDEREÇOS

Palco principal Anfiteatro Profº Nelson Castro – Av. Duque de Caxias, s/nº – Jd. Seixas Tel: 3215.1800 Cine Eldorado Rua Bernardino de Campos, 3.620 – Centro Tel: 3235.4608 SESC Rio Preto Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1333 – Chácara Municipal Tel: 3216.9300

Leia também as programações de:

Ribeirão Preto

Sorocaba

Santos

Presidente Prudente

Campinas

Bauru

Araraquara 

Araçatuba