Relatório atesta estabilidade da Estação Pinheiros do Metrô

Área da futura Estação Pinheiros do Metrô tem estabilidade confirmada pelo IPT

sex, 23/03/2007 - 9h42 | Do Portal do Governo

A Companhia do Metrô recebeu do IPT-Instituto de Pesquisas Tecnológicas, contratado para os trabalhos de análise, relatório técnico onclusivo sobre a situação no local de obras da futura estação Pinheiros da Linha 4, em que aconteceu acidente em 12 de janeiro passado, e dos 67 imóveis próximos. Os resultados já foram encaminhados à Subprefeitura de Pinheiros, que decidirá sobre o processo de reocupação dos imóveis pelos seus moradores.

O IPT concluiu que, dos 67 imóveis analisados, 58 estão adequados para a reocupação. Cinco imóveis foram liberados com restrição, já que dependem da realização de obras de recuperação. Três imóveis foram considerados impróprios para reocupação e um não apresentou condições de análise, em função de estar obstruído por uma ruptura no teto.

ESTAÇÃO PINHEIROS ESTÁVEL

O laudo do IPT aprovou as intervenções executadas pelo Consórcio Via Amarela, responsável pelas obras da Linha 4, para a estabilização da área em que houve o acidente de 12 de janeiro. A análise observou que os critérios adotados no dimensionamento das obras de estabilização, contenção e proteção superficial do local estão de acordo com as boas técnicas da engenharia geotécnica e adequados à situação emergencial decorrente do acidente.

O IPT concluiu também que a instrumentação colocada no entorno do local do acidente mostra que, diante de várias intervenções realizadas, não há indícios de movimentações do solo que apontem para a ocorrência de novo processo de instabilização.

Já a colocação de instrumentos nos imóveis analisados e liberados pelo IPT para reocupação ainda não tem data fixada por depender do efetivo retorno e da devida autorização pelos moradores.

Departamento de Imprensa do METRÔ