Relatório aponta melhora na qualidade das praias do Litoral Norte e da Baixada Santista

Estudo da Cetesb comprova melhoria na balneabilidade das praias como resultado do Programa Onda Limpa

qui, 02/05/2013 - 15h14 | Do Portal do Governo

A melhora da qualidade da água das praias paulistas melhorou significativamente no ano passado em relação a 2011, segundo Relatório de Qualidade das Águas Litorâneas do Estado de São Paulo, da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental). As praias próprias passaram de 23% para 35%, a de ótimas qualidades de 3% para 11% e a de péssimas caíram de 14% para 7%.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Devido aos investimentos do Programa Onda Limpa, da Sabesp, a melhoria dos índices podem ser observadas. Com investimentos de R$ 2 bilhões, apenas no litoral norte, o programa tem como proposta a melhora da qualidade de vida da população, com grandes obras de coleta e tratamento de esgoto.

Nas cidades de Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, todas do litoral norte, a porcentagem de praias próprias o ano todo foi de 36% para 54% e o de ótimas de 5% para 18%. As praias ruins e péssimas reduziram de 21% para 9%. Das 92 praias analisadas em toda a região, 50 permaneceram próprias durante todas as semanas do ano.

Na região da Baixada Santista, o índice de praias péssimas caiu de 28% para 13%. As cidades de Bertioga, Praia Grande e Santos foram as que apresentaram melhores índices. Parte da contribuição de bandeiras vermelhas que ainda persistem está ligada ao lixo jogado nas ruas e às fezes de animais, por exemplo, que acabam sendo levados pela chuva para canais e córregos e para o mar.

Outro fator importante são as ligações irregulares de esgotos, que para a correção do problema, o Governo do Estado desenvolveu o Programa Se Liga na Rede, que irá custear as obras internas em residências de famílias de baixa renda para a ligação do esgoto, sendo 80% custeado pelo Estado e 20% pela Sabesp.

Do Portal do Governo do Estado