Relação homem-máquina é tema do Roda Viva

Programa vai ao ar na segunda, 10, às 22h10

sex, 07/11/2008 - 18h10 | Do Portal do Governo

Lillian Witte Fibe comanda nesta segunda-feira, 10, às 22h10, no Roda Viva, na TV Cultura, uma entrevista inédita com o neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, responsável por um grupo de pesquisadores da área de Neurociência da Universidade Duke, nos Estados Unidos.

O grupo estuda as tentativas de integrar o cérebro humano com as máquinas. A edição é gravada e integra a programação especial do Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento.

Nicolelis conta detalhes da experiência que fez um macaco mover um robô com a força do pensamento. Neste, o primata foi posicionado em uma esteira, sua atividade neural captada e o sinal enviado via satélite para o Japão, onde um robô em Kyoto andou sob o controle desse sinal.

Os trabalhos do neurocientista visam promover a reabilitação de pacientes que sofrem de paralisia corporal, bem como a qualidade de vida de portadores de Alzheimer e Parkinson.

Apontado pela Revista Scientific American como um dos 20 maiores cientistas do mundo e forte candidato a trazer um Prêmio Nobel ao Brasil, Nicolelis é formado pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado pela Universidade Hahnemann, da Filadélfia.

Professor titular de Neurobiologia e Engenharia Biomédica e diretor do Centro de Neuroengenharia da Duke University, também lidera o projeto do Instituto Internacional de Neurociências de Natal/RN.

A bancada de entrevistadores é formada por Ulisses Capozzoli (editor chefe da revista Scientific American Brasil); Herton Escobar (repórter de Ciência e Meio Ambiente do jornal O Estado de S. Paulo); Mariluce Moura (diretora de redação da revista “Pesquisa Fapesp” – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo); e Eduardo Geraque (repórter da editoria de Ciência do jornal Folha de S. Paulo).

Da Fundação Padre Anchieta