Registro recebe fórum regional de prevenção ao tráfico de pessoas

Evento acontece no próximo dia 28, a partir das 9h30

ter, 26/06/2007 - 16h18 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por intermédio do Escritório de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Seres Humanos, dá prosseguimento ao calendário de fóruns e oficinas regionais de prevenção ao tráfico humano no dia 28, a partir das 9h30, em Registro, no Vale do Ribeira.

Outras cidades como, Iguape, Eldorado, Sete Barras, Miracatu e Cananéia também estão envolvidas na capacitação. A programação das atividades agora se concentra em um só dia, dividido em dois períodos. Na parte da manhã acontece a oficina de sensibilização voltada aos operadores de turismo da região, profissionais do ramo de hotéis; bares, restaurantes e similares; agências de turismo, além de taxistas; guias de turismo; empresas de eventos; guarda municipal; policiamento turístico; alunos da área; lideranças comunitárias, dentre outros.

À tarde os trabalhos são voltados a um público mais amplo, como, gestores municipais e estaduais, membros da sociedade civil organizada, além de estudantes e da população interessada. Os especialistas da Secretaria da Justiça apresentarão a problemática do tráfico humano, exibirão filmes sobre o tema e formarão um grupo regional de trabalho, responsável por discutir e elaborar propostas para a organização do Plano Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Seres Humanos. Posteriormente, os membros do Escritório Estadual voltarão a Registro para reunir as sugestões formuladas.

Os fóruns e oficinas de prevenção ao tráfico humano já reuniram 640 pessoas de três importantes regiões do Estado, Sorocaba, São José dos Campos e Caraguatatuba. A partir de julho, as atividades serão estendidas a Bauru, Marília, Araraquara, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, Barretos e Santos.

Tráfico de Seres Humanos no Vale do Ribeira

A pobreza é o fator preponderante para o aliciamento de pessoas para fins de tráfico humano, seja com finalidade de exploração sexual, trabalho escravo ou comércio ilegal de órgãos. A região administrativa de Registro, que abrange 14 municípios do Vale do Ribeira, apresenta os indicadores mais desfavoráveis em relação aos índices de vulnerabilidade social, divulgados pela Fundação Seade, em 2000.

A regional possui 14 cidades, 13 delas figuram entre os grupos de média e alta vulnerabilidade social, correspondendo a 97,5% da população. Dentre as 15 regiões administrativas paulistas, Registro é a última colocada em riqueza e escolaridade e a penúltima em relação à longevidade.

Serviço:

Fórum regional de prevenção ao tráfico de seres humanos em Registro

Data: 28 de junho

Horário: Oficina – 9h30 e Fórum – 15 horas

Local: Auditório do Centro de Educação e Cultura KKKK – Unesp. Avenida

Professor Jonas Banks Leite, 57 – Centro.

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania