Registro recebe fórum regional de prevenção ao tráfico de pessoas

Evento será no dia 28 de junho. Outras cidades como Iguape, Eldorado, Sete Barras, Miracatu e Cananéia também estão envolvidas na capacitação Ma

seg, 25/06/2007 - 12h10 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por intermédio do Escritório de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Seres Humanos, dá prosseguimento ao calendário de fóruns e oficinas regionais de prevenção ao tráfico humano no dia 28 de junho, a partir das 9h30, em Registro, no Vale do Ribeira. Outras cidades como, Iguape, Eldorado, Sete Barras, Miracatu e Cananéia também estão envolvidas na capacitação.

A programação das atividades agora se concentra em um só dia, dividido em dois períodos. Na parte da manhã haverá oficina de sensibilização voltada aos operadores de turismo da região, profissionais do ramo de hotéis, bares, restaurantes e similares e agências de turismo, além de taxistas, guias de turismo, empresas de eventos, guarda municipal, policiamento, estudantes da área, lideranças comunitárias, etc.

À tarde os trabalhos são voltados a um público mais amplo, como, gestores municipais e estaduais, membros da sociedade civil organizada, além de estudantes e da população interessada. Os especialistas da Secretaria da Justiça vão apresentar a problemática do tráfico humano, filmes sobre o tema e formar um grupo regional de trabalho, responsável por discutir e elaborar propostas para a organização do Plano Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Seres Humanos. Posteriormente, os membros do Escritório Estadual voltarão a Registro para reunir as sugestões formuladas.

Os fóruns e oficinas de prevenção ao tráfico humano já reuniram 640 pessoas de três importantes regiões do Estado, Sorocaba, São José dos Campos e Caraguatatuba. A partir de julho, as atividades serão estendidas a Bauru, Marília, Araraquara, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, Barretos e Santos.

Tráfico de Seres Humanos no Vale do Ribeira

A pobreza é o fator preponderante para o aliciamento de pessoas para fins de tráfico humano, seja com finalidade de exploração sexual, trabalho escravo ou comércio ilegal de órgãos. A região administrativa de Registro, que abrange 14 municípios do Vale do Ribeira, apresenta os indicadores mais desfavoráveis em relação aos índices de vulnerabilidade social, divulgados pela Fundação Seade, em 2000.

A regional possui 14 cidades, 13 delas figuram entre os grupos de média e alta vulnerabilidade social, correspondendo a 97,5% da população. Dentre as 15 regiões administrativas, Registro é a última colocada em riqueza e escolaridade e a penúltima em relação à longevidade.

Serviço:

Fórum Regional de Prevenção ao Tráfico de Seres Humanos em Registro

Data: 28 de junho

Horário: 9h30 (oficina) e 15 horas (fórum)

Local: auditório do Centro de Educação e Cultura – Unesp

Endereço: avenida Professor Jonas Banks Leite, 57 – Centro  

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

(J.H.)