Regionalização do turismo paulista é tema de seminário

A Secretaria de Esporte Lazer e Turismo realiza o evento no município de Itupeva

qui, 06/11/2008 - 20h08 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de analisar o desenvolvimento da regionalização do turismo no Estado de São Paulo e implementar ações do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil, a Secretaria de Esporte Lazer e Turismo realiza nesta sexta, 7, e sábado, 8, “I Seminário de Regionalização do Turismo Paulista”, no município de Itupeva a 70 km da capital.

Durante os dois dias serão realizadas oficinas e reuniões para articular e integrar os participantes do seminário, Conselheiros Estaduais, representantes dos circuitos e roteiros, parceiros, entes públicos e privados e outros, com vistas a um maior envolvimento e participação destes no processo de regionalização do turismo paulista.

Sensibilizar e mobilizar os atores regionais e fortalecer os Conselhos Regionais do Turismo Paulista (CRTP), também são metas do projeto. Outra ação durante o seminário será o nivelamento das informações e a apresentação das novas propostas e cronograma de atividades para 2009.

A atividade turística nos últimos anos tem sido de extrema importância para o desenvolvimento e crescimento da economia mundial. O turismo detém hoje grande parte do PIB de muitos países que têm melhorado suas condições econômicas em decorrência do avanço do setor. Segundo a OMT (Organização Mundial do Turismo) o turismo se apresenta como um dos mais rentáveis setores da economia mundial tendo gerado 681,5 bilhões de dólares em 2005 e é responsável por um em cada dez empregos existentes. No Brasil em 2005, o Turismo foi responsável pela receita cambial de 3,9 bilhões de dólares, mostrando assim, sua relevância dentro do contexto econômico nacional.

O Estado de São Paulo tem grande participação nesses dados, além do principal emissor de turistas o Estado é também o principal receptor sendo responsável por cerca de 45% de todos os turistas estrangeiros, segundo Pesquisa de Demanda Internacional realizada pela Embratur/Fipe em 2005.

Em São Paulo o trabalho de regionalização se iniciou em 2002 quando um grupo de municípios, em uma proposta conjunta, estruturou o Circuitos das Frutas. Mas, foi em 2005, com o Programa de Regionalização do Turismo Paulista, focado na proposta de interiorização e descentralização que organiza o Estado em oito macrorregiões turísticas que o programa teve maiores proporções. Seus objetivos cobrem uma série de questões econômicas, ambientais, sociais e culturais que visam o crescimento de investimentos e postos de trabalho, possibilitando a otimização dos resultados e a inclusão social, dentro de uma ação estatal planejada que facilite o processo e garanta racionalidade, velocidade e confiabilidade nas decisões e implementação do governo.

Programação

Dias 07 e 08 de novembro de 2008
Local: Quality Resort & Convention Center – Itupeva
Rodovia dos Bandeirantes – em frente aos Parques Hopi Hari e Wet’n Wild

Dia 07 de novembro
17:00h – Credenciamento
19:00h – Abertura – Boas vindas
– Secretário: Claury Santos Alves da Silva
– Prefeito Municipal: Ocimar Polli
– Alain Baldacci – SINDEPAT
20:00h – Plano Nacional de Turismo – Airton Pereira: Ministério do Turismo

Dia 08 de novembro
08:30h – Abertura Secretário Claury Santos Alves da Silva
09:00h – Tânia Brizola – Programa de Regionalização
09:45h – Alain Baldacci – SINDEPAT
10:15h – Coffee Break
10:30h – SEBRAE SP
11:15h – Tânia Zapata
12:00 – Final – Divisão dos Grupos – Macrorregiões
12:30h – Almoço
14:00h – Grupos de Trabalho por Macrorregião (08 salas)
15:30h – Plenária
17:15h – Coffee Break
17:30h – Encaminhamentos Finais

Da Secretaria de Esporte Lazer e Turismo